Como temperar salmão? Dicas para deixar o peixe ainda mais saboroso

Alimentação Bem-estar Casa
16 de Março, 2022
Como temperar salmão? Dicas para deixar o peixe ainda mais saboroso

O salmão é considerado um superalimento. E não é para menos: ele é rico em ômega-3, proteínas e vitaminas do complexo B. Mas se você já cansou de preparar o alimento sempre da mesma forma, confira como temperar o salmão de um jeito diferente — e de lamber os lábios!

Por que o salmão?

A combinação de ômega-3, selênio e vitaminas A e D presentes no peixe é fundamental para melhorar a imunidade, tanto a curto como a longo prazo. Desse modo, consumir pelo menos duas porções por semana pode reduzir o risco de problemas crônicos, como doenças cardíacas, diabetes e declínio cognitivo.

Além disso, apenas uma porção dele tem 26 gramas de proteína, o que pode ajudar na saciedade, reduzir os desejos e fazer o organismo ficar satisfeito com menos gordura saturada do que a carne.

Por fim, ele carrega ácidos graxos e vitamina B12, além de selênio. Todos esses itens estão ligados à melhora da função cerebral, da cognição e da saúde neurológica. Isso sem contar a dose de proteção do coração!

Leia também: Como conservar coentro, salsinha e cebolinha? Dicas práticas

Como temperar salmão

O salmão tem um sabor característico e marcante, além de ser suculento. Por isso, temperos básicos já são suficientes para deixar a refeição deliciosa. Confira algumas opções:

Na marinada

A marinada nada mais é do que a técnica de deixar os alimentos (principalmente carnes) de molho em uma mistura de temperos por algumas horas. Desse modo, o sabor das ervas e das especiarias penetra mais profundamente no ingrediente.

Como o salmão é um peixe oleoso, a marinada ideal deve ser feita com líquidos mais ácidos. Uma boa opção, portanto, é o suco de alguma fruta cítrica: limão, laranja e maracujá, por exemplo. Pimenta branca, coentro e alecrim dão o toque final à mistura.

Como temperar salmão para assar

Aqui, quanto mais ervas e especiarias, melhor! Uma boa opção é fazer uma espécie de pastinha com cominho, sálvia, tomilho e páprica doce. Mas cubra a peça com a combinação pelo menos meia hora antes de levar ao forno.

Como temperar salmão para grelhar

O preparo grelhado valoriza o sabor natural do alimento em questão. Por isso, nesse caso, vale optar por temperos mais simples e suaves, como sal, pimenta-do-reino e suco de limão siciliano. Um fio de azeite na frigideira dará o toque final.

Leia também: Como temperar carne? Colocar limão reduz a gordura?

Dicas extras

Para manter ainda mais a suculência do salmão, uma boa dica é cobri-lo com papel-alumínio antes de levar ao forno. Assim, a umidade perdida será reabsorvida pela própria proteína, evitando o ressecamento e realçando o sabor. Você pode, ainda, forrar a assadeira com pétalas de cebola.

Por fim, mas não menos importante, que tal um molho para acompanhar? O clássico, feito com maracujá, não pode faltar! Confira a receita:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva