Maracujá com mel acalma e ajuda a dormir melhor?

Alimentação Bem-estar
25 de Fevereiro, 2022
Maracujá com mel acalma e ajuda a dormir melhor?

Você já deve ter visto alguém oferecer um suco ou um chá de maracujá com mel para uma pessoa ansiosa. Isso porque a combinação tem fama de ser um ótimo calmante. Mas será que é verdade?

Maracujá com mel funciona?

O maracujá é uma fruta do grupo Passiflora (com mais de 600 gêneros diferentes), predominantemente encontrada em regiões de clima tropical. A espécie mais estudada é a Passiflora incarnata, que concentra grandes quantidades de passiflorina, uma substância com ação calmante e relaxante.

A passiflorina atua inibindo o receptor do neurotransmissor GABA. Desse modo, ela provoca uma ação depressora no sistema nervoso central, isto é, diminui a atividade do cérebro. Como consequência, a pessoa pode sentir a sua ansiedade e o seu estresse diminuídos.

O fruto do maracujá contém passiflorina, mas menos do que suas folhas e flores. Portanto, o suco da polpa pode ter um leve efeito calmante que pode ser percebido em pessoas mais sensíveis, como é o caso de crianças. Quem é mais resistente à ação do composto pode preferir o chá da folha e da flor, que tende a ser mais potente. Ou até os concentrados em cápsulas — que apesar de não precisarem de receita médica, só devem ser ingeridos com o aval médico.

Além disso, não podemos nos esquecer que o maracujá é rico em diversos nutrientes essenciais para a saúde humana. Como vitaminas A, C, B1 e B12, cálcio, fósforo e ferro.

O mel, por outro lado, é fonte de triptofano, aminoácido que age como calmante e potencializador da serotonina — neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

Portanto, apesar de seu efeito ser mais suave para algumas pessoas, tomar um suquinho de maracujá com mel com certeza é melhor do que o refrigerante ou o café no que diz respeito a dormir melhor. Veja como preparar:

Suco de maracujá com mel

Ingredientes:

  • 3 unidades de maracujá;
  • 500mL de água gelada;
  • 3 col (sopa) de mel de abelha.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes e sirva em seguida.

Leia também: Farinha de maracujá: Para que serve, benefícios e como consumir

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina