Como limpar a pele corretamente todos os dias

7 de setembro, 2021

Para cada tipo de pele, há uma rotina de skincare adequada. Mas um processo deve ser adotado por todos: a higienização. Mas como limpar a pele corretamente?

Limpar a pele, retirando as impurezas e a maquiagem, é imprescindível na rotina diária. “A retirada de resíduos é fundamental. Além disso, é importante a prescrição de produtos adequados, que deve ser feita por um dermatologista”, destaca a dermatologista Regislaine Miquelin.

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Como limpar a pele?

Um dos itens indicados pela médica é a água micelar. “A principal função da água micelar é limpar a pele do rosto, removendo resíduos de poluição, poeira, partículas e oleosidade que são acumulados na região durante o dia. Ademais, o item ajuda a reequilibrar o pH da pele e remove maquiagens leves e à prova d’água. Basicamente todos os tipos de pele podem usar”, ela diz.

As etapas da limpeza diária podem variar de acordo com o tipo de pele. “A melhor estratégia dependerá do tipo de pele e da necessidade de cada paciente. Normalmente, indico óleo demaquilante para quem tem pele normal ou seca. Os óleos demaquilantes ou cleansing oils são muito indicados para remoção de maquiagens pesadas ou com muitas camadas”, explica o dermatologista André Braz.

E lembre-se: a prática diária de lavar e limpar o rosto deve acontecer pela manhã e à noite. “A limpeza facial remove as impurezas, como células mortas, suor, poluição e maquiagem, auxiliando o processo de renovação celular, controlando a oleosidade e desobstruindo os poros. Isso ajuda a melhorar a aparência dá cútis, além de prevenir o surgimento cravos e espinhas”, diz Franklin Veríssimo, que atua com medicina estética.

Leia também: Glúten pode afetar a pele e causar acne?

Importância de lavar as máscaras

O médico alerta também sobre a importância da higienização das máscaras reutilizáveis nesse momento de pandemia. “Com o uso de máscaras de proteção, a pele da região fica exposta a um ambiente mais hostil, úmido e abafado. Deve-se evitar, sempre que possível, o uso de maquiagens e manter a pele da região sempre limpa. As máscaras também devem ser constantemente higienizadas: evite usar a mesma máscara por muito tempo”, afirma.

Fontes: Regislaine Souza Miquelin, dermatologista; André Braz, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), da American Academy of Dermatology (AAD) e da American Society for Dermatologic Surgery (ASDS); e Franklin Verissimo Oliveira, médico que atua com medicina estética.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.