Argilas: Entenda as diferenças entre cada cor e os benefícios

Beleza Bem-estar Equilíbrio
08 de Julho, 2021
Argilas: Entenda as diferenças entre cada cor e os benefícios

As argilas são muito utilizadas em rotinas de skincare, principalmente por serem naturais e baratas. Consideradas minerais terrosos cristalinos, as argilas têm compostos de silicatos e de alumínio hidratado, como magnésio, ferro, cálcio, potássio ou sódio. Além disso, os benefícios que elas trazem para a pele são diversos.

O uso desse ingrediente não é recente. Na Mesopotâmia e no Egito Antigo, por exemplo, as argilas eram utilizadas como medicamentos terapêuticos para o tratamento de feridas e para a supressão de sangramentos.

Cuidar da pele vai muito além da estética. Dessa forma, utilizar a argila é uma ótima maneira de praticar o mindfulness (ou atenção plena) — uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que ensina a ter foco no presente, e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado.

Leia também: Como os exercícios físicos interferem nos cuidados com a pele

Tipos de argilas

Existem diferentes tipos de argila e cada um possui uma função para a pele. A Dra. Ana Carolina Sumam, dermatologista, explica que além das máscaras de argila, também há medicamentos e cosméticos que contêm o componente em sua composição. Por isso, é fundamental consultar um médico especializado antes de iniciar a sua rotina de cuidados com a pele. 

Dessa maneira, saiba quais são as cores e seus benefícios:

Verde

Conhecida por seus efeitos em peles oleosas e acneicas, a argila verde é composta por elementos adstringentes, secativos e bactericidas. “Também ajuda a proteger e acalmar a pele e tem ação antipoluição, pois absorve as impurezas quando entra em contato com a cútis” explica a especialista.

Leia também: Rolo de jade: O acessório de massagem facial

Argilas brancas

As argilas brancas são formadas por pequenas partículas de silicato. Assim, são indicadas para peles mais desidratadas e sensibilizadas, pois proporcionam ações suavizante e cicatrizante.

Ademais, também podem ser utilizadas para os cabelos, pois trazem leveza e brilho, eliminando toxinas do couro cabeludo.

Vermelha

Já a argila vermelha, por outro lado, é formada a partir da degradação das rochas causada por fatores naturais: ventos, terremotos, chuvas, entre outros. Desse modo, ocorre um processo físico e químico, originando partículas super finas com grande concentração de óxido de ferro.

De acordo com a Dra. Ana Carolina, é indicada para peles extremamente sensíveis. É rica em minerais anti-inflamatórios e auxilia também na melhora da elasticidade da pele.

Rosa 

“Essa argila é uma mistura da branca e da vermelha. Super indicada para peles mais delicadas, que se irritam facilmente. Apresenta propriedades cicatrizantes e suavizantes” afirma a dermatologista. 

Argilas cinzas

Possuem indicação tanto para peles oleosas quanto para peles com manchas. Isso porque, nas argilas cinzas, há uma grande quantidade de titânio, que auxilia no tratamento de lesões inflamatórias — como cravos e espinhas. 

Também podem ser usadas para controlar a descamação e a oleosidade capilar.

Preta

A argila preta, também conhecida como lama vulcânica, faz parte das mais raras é a mais indicada para a desintoxicação da pele. Em sua composição encontramos alumínio, sílica e titânio que, quando unidos, têm alto poder de rejuvenescimento.

Fonte: Dra. Ana Carolina Sumam, dermatologista do Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!