Como (e por que) fazer pão de fermentação natural
Esta é para quem ama um bom pãozinho: você já experimentou a versão preparada com a técnica de fermentação natural? De acordo com o chef e mestre padeiro Marcelo Horta, quem prova, não quer mais saber de comprar as opções prontas do supermercado. Mas o sabor não é a única vantagem desse alimento, não: ele também é mais saudável. Entenda melhor por que (e como) fazer o pão de fermentação natural:
O que é um pão de fermentação natural?
Esqueça os fermentos químicos comprados no mercado. Isso porque esse tipo de pão é preparado por meio de um fermento totalmente natural: micro-organismos presentes no ar, na água e na farinha, quando cultivados da maneira correta, formam a levedura, utilizada para fermentar o alimento e gerar o pão.
O processo é mais demorado do que o utilizado pela indústria. Mas o resultado é uma massa muito mais saborosa, cheirosa e, é claro, benéfica para a nossa saúde. “O pão de fermentação natural resgata o movimento do Slow Food, que preza o respeito pelo alimento e entende que, para ser saudável, ele precisa de um tempo de maturação”, diz o especialista.
Leia também: Afinal, o que aconteca quando você come pão mofado?
Vantagens do pão de fermentação natural
Maior digestibilidade
“Quando fermentado do modo certo, o glúten presente no pão é quebrado em pedaços bem pequenos, o que ameniza, desse modo, desconfortos como dores abdominais e azia — geralmente causados por essa proteína”, explica o chef.
Amigo do intestino
“Ele tem tanto características probióticas quanto prebióticas, ou seja, é fonte de micro-organismos que favorecem o equilíbrio da flora intestinal.”
Contribui para a saciedade
“Além de ser nutricionalmente mais rico do que as opções industrializadas.”
Tem menor índice glicêmico
“As leveduras, durante o processo de fermentação, acabam se alimentando do carboidrato (açúcar) presente na farinha”, explica Marcelo. Desse modo, o pão não provoca grandes picos e quedas nos nossos níveis de glicemia, rendendo energia prolongada ao corpo.
Leia também: Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença
Dura mais
Isso porque o ácido acético, produzido durante a fermentação, inibe a formação de bolor e aumenta a validade do alimento.
É (muito!) mais gostoso
“O pão de fermentação natural possui sabor, textura e aroma totalmente únicos.”
Como fazer pão de fermentação natural?
Receita de focaccia recheada com creme de azeitona e mascarpone
Quer testar em casa? Então, o chef compartilha uma receita que é sucesso em todas as ocasiões.
Ingredientes da massa:
- 500g de farinha de trigo;
- 350g de água;
- 5g de fermento biológico seco;
- 12g de sal;
- 20g de azeite;
- Sal grosso e alecrim para finalização.
Ingredientes do recheio:
- 100g de mascarpone;
- Cream cheese (100g);
- 100g de azeitona preta sem caroço.
Leia também: Afinal, quanto tempo duram as “sobras” da geladeira?
Modo de preparo:
Primeiramente, processe levemente os ingredientes do recheio e reserve. Em seguida, ative o fermento com a água e a farinha e incorpore o restante dos ingredientes da massa, mas deixe o azeite para o final. Sove até a mistura ficar bem macia, e deixe descansar por mais 20 minutos. Assim, abra em um tabuleiro untado com azeite, espere dobrar de tamanho e finalize com o recheio e a cobertura. Deixe descansar por mais 15 minutos. Por fim, asse em forno preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos (ou até dourar).
Fonte: Marcelo Horta, chef e mestre padeiro, especialista em pães de fermentação natural e sem glúten.