Como guardar tomate: Dentro ou fora da geladeira?

Alimentação Bem-estar Casa
15 de Fevereiro, 2022
Como guardar tomate: Dentro ou fora da geladeira?

Perfeito para o preparo de molhos, sucos, drinques e pratos de todo o tipo, o tomate oferece baixo teor de carboidratos e açúcar: uma única unidade contém apenas 22 calorias e cerca de 5 gramas de carboidrato total, com 3 de açúcar e 1,5 de fibra. Também é repleto de nutrientes e tem sido associado a uma variedade de benefícios para a saúde. Por isso, é muito vantajoso ter o alimento em casa. Mas como conservar tomate: na geladeira, ou fora dela? Entenda:

Como conservar tomate: na geladeira, ou fora dela?

Em um estudo da Universidade de Göttingen, na Alemanha, os cientistas guardaram tomates maduros dentro da geladeira (7°C) e em temperatura ambiente (20°C) por alguns dias. Depois, serviram os alimentos a alguns voluntários. Como resultado, ninguém notou diferenças de sabor entre os dois tipos.

Ou seja, aparentemente não tem problema deixar o alimento na despensa ou na fruteira se você quiser. Contudo, alguns pontos podem ser levantados a respeito da questão: a primeira delas é que muitas cidades brasileiras chegam a temperaturas bem mais elevadas do que a registrada no experimento. Nesses casos, o tomate pode estragar com mais facilidade e, portanto, refrigerá-lo pode ser melhor — especialmente se ele já estiver maduro.

Além disso, qualquer ingrediente perecível dura mais se armazenado na geladeira. Por isso, se você não for consumi-lo dentro de alguns dias, o mais indicado é mantê-lo dentro do aparelho.

Leia também: Como conservar frutas, verduras e legumes no verão

E se ele for estragar?

Se você perceber que os seus tomates estão prestes a estragar, vale preparar um molho caseiro para congelar (que pode ficar por até três meses no freezer!). Além de ser muito mais saudável do que a versão industrializada, ele também é mais saboroso. Confira uma receita:

Ingredientes:

  • 100g de tomate;
  • 2 col (sopa) de azeite;
  • 1 col (sopa) de cebola picada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 col (café) de manjericão fresco;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, em uma panela, coloque o tomate maduro sem sementes e deixe até amolecer. Em seguida, reserve e leve ao fogo o azeite e refogue a cebola e o alho. Então, junte o tomate com um copo de água, cozinhe por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo e acrescente o manjericão e o sal ao final.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!

mulher comendo um pedaço de maçã e olhando para uma janela
Alimentação Bem-estar

Como emagrecer com a alimentação intuitiva? 4 dicas

Aprender a ter uma relação mais saudável com a comida e saber identificar os sinais de fome e saciedade do corpo são alguns dos pilares da

Esquizofrenia desorganizada
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica: entenda a condição

Doença afeta profundamente o pensamento e comportamento do indivíduo