Como conservar sopa? Dicas para manter o sabor e os nutrientes
Preparar as marmitas da semana em um único dia e congelá-las é um dos métodos mais efetivos de economizar tempo na cozinha. E sabe qual prato torna as coisas ainda mais práticas? Os caldos! Isso porque você usa apenas uma panela, e não sofre muito na hora de descongelar. Mas é preciso saber como conservar sopa da forma correta para que os nutrientes e o sabor sejam mantidos. Veja como fazer isso:
Como conservar sopa no congelador
Todas as sopas e caldos podem ser congelados. Principalmente aqueles preparados com legumes (batata, chuchu, cenoura, mandioca e inhame, por exemplo), lentilha ou feijão. Confira dicas para um processo seguro:
1 – Escolha bem o recipiente
Potes de vidro individuais são os mais indicados para a tarefa. Isso porque ao usá-los, você descongela apenas a porção que vai consumir na hora, e evita ter que esquentar uma quantidade exagerada de comida. Além disso, o material pode ir direto ao micro-ondas, fazendo com que você não precise sujar uma panela.
Só tome cuidado para não encher demais o recipiente: isso porque o líquido tende a dilatar quando congelado e pode transbordar ou danificar o utensílio.
2 – Coloque alguns ingredientes só na hora de comer
Alguns alimentos apresentam uma textura esquisita depois de descongelados. Como o macarrão, que pode ficar mole demais e sem gosto. O ideal, então, é congelar apenas o líquido e acrescentar o alimento quando for consumir. O mesmo vale para o creme de leite e o leite.
No caso de ervas e hortaliças, como couve, salsinha, cebolinha e manjericão, além da textura ficar comprometida, algumas propriedades nutricionais podem ser perdidas.
3 – E na hora de descongelar?
Deixe o prato descongelando do dia para a noite na geladeira. Depois, é só acertar o sal e os temperos e esquentar como preferir (seja no micro-ondas ou no fogão).
Leia também: Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença
Como conservar sopa na geladeira
Na geladeira, a sopa dura pouco — de dois a três dias. Ela deve ser levada ao equipamento o quanto antes para prevenir o surgimento de bactérias e outros micro-organismos.
Contudo, o alimento não pode estar muito quente, uma vez que o vapor formado na tampa da panela ou no pote devido ao choque térmico torna-se um ambiente muito propício para os bichinhos. Sem contar que isso fará com que o refrigerador tenha que trabalhar mais para equilibrar a sua temperatura interna, podendo gastar mais energia.