Como limpar tábuas de corte para evitar a proliferação de bactérias?

Bem-estar Casa
21 de Março, 2022
Como limpar tábuas de corte para evitar a proliferação de bactérias?

A madeira é um dos materiais mais usados em móveis, acessórios e utensílios domésticos. Na cozinha, as tábuas de corte feitas com ela ainda são bem comuns, especialmente nas casas mais tradicionais! Por isso, saber como limpar e armazenar corretamente esses objetos é ideal para evitar a proliferação de bactérias e também para garantir mais tempo de vida a eles.

Hoje, é possível encontrar tábuas de corte feitas de outros materiais, como plástico ou até mesmo vidro. Seja qual for a sua preferida, manter uma rotina de higiene é ideal para que não haja o desenvolvimento de micro-organismos maléficos ao corpo humano.

Tanto nas tábuas de vidro, plástico ou madeira, o básico (e que sempre funciona!) é lavar o item logo após usá-lo. Utilizar água quente e detergente antibacteriano é uma ótima saída. Mas a lavagem normal do utensílio apenas com água fria também serve no combate à proliferação de bactérias. 

Leia também: Qual é a melhor maneira de guardar o ovo: na geladeira, ou fora dela?

Pelo menos uma vez por mês e no máximo duas, higienize a tábua (seja ela de qualquer material) com uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixe o item imerso por 15 minutos e lave com água corrente. Após isso, deixe secar no sol e em um local fresco. 

Sempre que possível, higienize a tábua. A tábua de madeira precisa ser lubrificada. Aposte em óleo de coco, carnaúba e cera de abelha para evitar que o material resseque. 

Armazenamento das tábuas de corte 

Na madeira, é importante manter o item secando em local fresco, arejado e longe da escuridão! Deixar as tábuas de madeira em cima da pia ou em lugares quentes e úmidos é perigoso, pois esses ambientes contribuem para o crescimento de bactérias.  Para as tábuas de vidro e plástico, uma boa opção é deixar secando naturalmente — nada de pano de prato, uma vez que ele é abrigo de inúmeros germes. Por fim, opte pelo papel-toalha caso queira uma secagem rápida. Em seguida, descarte o papel!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina