Saiba como limpar os utensílios de madeira da sua cozinha

Bem-estar Casa
03 de Março, 2022
Saiba como limpar os utensílios de madeira da sua cozinha

Os utensílios de silicone ganharam força nos últimos tempos, mas há quem não abra mão da boa e velha colher de pau. Algumas perguntas acompanham quem gosta desse material, como: devo jogar fora quando lascar? Posso colocá-lo em água fervente? Usar água e sabão é o suficiente? Acessórios de madeira como colheres, garfos, espátulas e tábuas — muito comuns, especialmente em churrascos — precisam de uma atenção especial na hora da higienização. Conheça, então, algumas dicas de como limpar os utensílios de madeira:

Como limpar utensílios de madeira

O material retém o cheiro de alguns alimentos, como o da cebola. Além disso, não é tão fácil tirar o odor apenas com água e detergente. Por isso, fazer uma pasta com 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de água morna funciona. Esfregue a mistura no acessório de madeira por alguns segundos e enxágue normalmente. O bicarbonato age como absorvente e neutralizador de odor.

Mas e o limão, também ajuda? A resposta é sim! É um ingrediente poderoso para limpar os utensílios de madeira. Esfregar a fruta nos objetos e deixar “marinando” por um curto período de tempo (10 ou 15 minutos) ameniza o cheiro forte. Depois de ficar um tempo de molho, basta enxaguar e fazer a limpeza normal com detergente.

Leia também: Qual é a melhor maneira de guardar o ovo: na geladeira, ou fora dela?

Por fim, mais uma maneira de acabar com o odor é colocar o utensílio de madeira em uma solução feita com 1 colher (sopa) de água sanitária, 2 xícaras (chá) de água quente e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 20 minutos e enxágue. Usar escovas de limpeza com cerdas mais duras também contribui para a higienização. Basta escovar com detergente neutro e enxaguar bem.

Cuidados extras

A madeira precisa ser lubrificada de tempos em tempos, uma vez que isso ajuda a manter a saúde do acessório. Entretanto, em acessórios de madeira muito lascados, o odor pode ficar ainda mais intenso e a madeira cada vez mais fraca. Para evitar que isso aconteça, passe óleos próprios para a tarefa.

Para mantê-los bem conservados por anos, evite colocá-los na lava-louças ou limpá-los em panelas com água fervente, já que isso retira os óleos naturais, fazendo com que lasquem mais rápido. Os acessórios de madeira também devem ser lavados com água e sabão, mas somente quando utilizados. Confira três bons óleos para hidratar a madeira:

Para aumentar a vida útil do acessório, guarde-o em lugares secos e arejados, isto é, nada de umidade! Deixar os objetos secando no sol e em pé também é um ótimo jeito de retirar toda a umidade e garantir que a madeira fique seca.

Dica útil: Se o utensílio apresentar rachaduras, é hora de trocar! Isso porque as rachaduras acumulam bactérias e fungos.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa