Óleo, água, batata… Quais alimentos não podem ir ao micro-ondas?

28 de março, 2022

No dia a dia, ter um micro-ondas em casa pode facilitar diversos processos na cozinha. Na internet, podemos encontrar vários vídeos de receitas e alimentos sendo preparados no equipamento. Mas é preciso tomar muito cuidado, afinal, alguns itens não devem ir ao eletrodoméstico. Afinal, o que não se pode colocar no micro-ondas?

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir. 

Leia também: Sem tempo para cozinhar? Confira como fazer ovos no micro-ondas!

O que não pode colocar no micro-ondas?

No geral, alimentos com cascas, películas ou membranas não podem ir ao aparelho sem os cuidados corretos. Todos eles devem ser perfurados antes do procedimento. Alimentos sem muita umidade também podem pegar fogo, então, cuidado ao manusear pães no eletrodoméstico.

Ovo inteiro 

É preciso tomar bastante cuidado ao manusear o ovo no micro-ondas. Desse modo, o ovo só pode ir com casca se ele estiver submerso em água, caso o contrário, pode explodir. 

O que não pode colocar no micro-ondas? Batata

Preparar batatas recheadas no micro-ondas é fácil e rende uma receita deliciosa! Porém, jamais coloque o tubérculo sem furos no aparelho. É preciso fazer furinhos na batata para que o ar saia e assim, não exploda. Outra dica importante é cobrir toda a superfície alimento com um papel-toalha molhado.

Linguiças e salsichas 

Por levarem uma “capa” que segura a carne, elas também podem explodir. Essa película dos embutidos é bem fina e não suporta fortes ondas de calor, por isso, cuidado!

Óleo

O produto é inflamável, e por alcançar altas temperaturas com facilidade, pode explodir ou incendiar o ambiente. 

O que não pode colocar no micro-ondas? Água

Por mais que pareça inofensiva, a água superaquecida pode causar queimaduras e problemas graves. Além disso, ela também pode explodir! Por fim, para evitar que isso aconteça, vale colocar um palito de dente dentro do copo e retirá-lo com cuidado.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.