Como comer massa sem engordar: Truques para um emagrecimento sem radicalismos

22 de outubro, 2021

Seja no almoço de domingo com a família, ou em um jantar romântico com o/a date… Não há quem resista a uma deliciosa macarronada, não é mesmo? O prato tem até data comemorativa: a próxima segunda-feira (25/10)! Contudo, quem possui o objetivo de perder peso sabe que esse alimento tende a ser calórico. O que não quer dizer que você deva ficar longe dele para o resto da vida, sabia? Veja, então, como comer massa sem engordar:

Troque a farinha refinada pela versão integral

As massas tradicionais são feitas com farinha branca refinada — ingrediente pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico que tem ação semelhante ao açúcar no organismo. Isto é, ele gera uma sobrecarga de energia que, normalmente, não é usada de uma vez só. Aí, desgasta órgãos como pâncreas e fígado, além de se acumular em forma de gordura e colesterol no organismo.

Enquanto isso, as opções produzidas a partir da farinha integral, quando consumidas com moderação, são absorvidas mais lentamente: a energia é liberada aos poucos na corrente sanguínea. Com isso, ocorre maior saciedade e menos picos de açúcar no sangue. O resultado é que você acaba comendo menos e, por isso, consegue manter o peso ou até diminuir o ponteiro da balança!

Leia também: Como comer menos sem passar fome? Nutricionista dá as dicas

Como comer massa sem engorar: Comece com uma saladinha

Começar a refeição com uma saladinha bem colorida e cheia de folhas garante uma maior ingestão de fibras. Elas trazem saciedade e melhoram o trânsito intestinal. Além disso, você não fica com tanta fome para o prato principal (o que evita exageros).

Combine com uma fonte de proteínas

As proteínas também ajudam a gerar aquela sensação de estômago cheio, fazendo com que você reduza a quantidade de massa consumida. Ademais, o macronutriente é essencial para a manutenção e o ganho de músculos, para a produção de anticorpos, para a beleza da pele (e dos cabelos), para equilibrar os hormônios e para manter a saúde das articulações.

Mas vale lembrar: priorize as opções magras (peito de frango, ovo, peixes) que contêm menos gordura.

Como comer massa sem engordar: Atenção aos molhos e acompanhamentos

Muitas pessoas capricham nos molhos gordurosos, nos acompanhamentos fritos e nos queijos calóricos ao comer uma macarronada — mas a culpa cai sempre na coitada da massa.

Portanto, para não extrapolar nas calorias, prefira molhos feitos com ingredientes naturais e acompanhamentos grelhados (legumes e cogumelos, por exemplo).

Leia também: Banana engorda? Benefícios e tabela nutricional da fruta

Não deixe o exercício de lado

Se as atividades físicas são suas aliadas no processo de emagrecimento, saiba que um prato de massa pode ajudar a aumentar sua performance – e os resultados no corpo. Isso porque o corpo usa carboidratos para obter glicose, essencial para o organismo funcionar adequadamente e ter a energia necessária para queimar calorias. Faz todo o sentido, certo?

O segredo está na quantidade de massa ingerida – uma porção de 85 gramas é a recomendação diária ideal.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.