Como começar a correr: Da caminhada à maratona
A corrida é um dos esportes mais populares em todo o mundo. Isso porque a modalidade é bem democrática: há quem diga que basta calçar o tênis e sair por aí. Mas a verdade é que ela exige alguns passos — é preciso, sim, adotar hábitos para que seja possível evoluir sem se machucar. Por isso, se você quer saber como começar a correr, o quarto episódio do podcast De Bem Com Você, da Vitat, foi feito para você.
Nele, a apresentadora Cris Dias entrevista o educador físico Mario Sérgio, referência no universo da corrida, e a influenciadora Babi Beluco sobre como progredir da caminhada à corrida e os passos essenciais para atingir esse objetivo:
Conheça os convidados
Mario Sérgio é treinador de corrida, diretor da RunFun Assessoria Esportiva e possui anos de experiência no assunto. Ele instrui, diariamente, alunos de todos os níveis — desde os iniciantes até os maratonistas profissionais. Seu conselho básico é: todos podem começar a correr. “A corrida pode ser praticada por uma grande maioria das pessoas. Mas o ideal é começar andando, e, aos poucos, fazer a migração.”
Babi Beluco, digital influencer e modelo, corre desde os 13 anos de idade. Ela iniciou no esporte para aumentar a ligação que tinha com o pai, que sempre foi atleta. “Fui morar em São Paulo para trabalhar. E lá, corria para passar o tempo, me sentir menos solitária e matar a saudade dele”. Hoje, ela já completou três maratonas e possui um sub-3h (fez 42 quilômetros em menos de três horas) na prova de Chicago, uma das seis mais importantes do mundo.
Leia também: Hábitos para adotar agora e mudar a sua vida para sempre
Como correr: Benefícios da corrida para iniciantes
A modalidade é ótima para quem quer trabalhar o autoconhecimento e manter a saúde mental em dia. “É um momento seu, com você mesmo e mais ninguém”, diz Babi. Isso, então, traz um estado de relaxamento mental, muito importante para aliviar o estresse diário.
Sem contar todos os neurotransmissores que são liberados com a prática — serotonina e dopamina, por exemplo, dois hormônios relacionados ao bom humor, são produzidos toda vez que nos exercitamos. Não é à toa que muita gente fala em “barato da corrida”: sensação de paz depois de uma sessão intensa.
Além disso, há os benefícios físicos. “A prática reforça a parte cardiovascular, fortalece os membros inferiores e melhora a respiração”, explica o treinador. Ele também destaca a manutenção do peso.
Leia também: Maneiras de controlar a mente e aliviar o estresse em tempos difíceis
Como começar a correr?
Mario Sérgio dá algumas dicas essenciais:
- Antes de começar, faça um check-up geral da sua saúde;
- Escolha um bom calçado;
- Procure um educador físico;
- Comece caminhando — principalmente se você é sedentário ou tem sobrepeso — e aumente o volume e a velocidade dos treinos gradativamente;
- Trace metas realistas;
- Por fim, tenha um trabalho de fortalecimento paralelo (com musculação ou funcional, por exemplo).
Quer saber mais? Então não deixe de escutar o quarto episódio do De bem com você!
Leia também: Sono e saúde mental: Como a qualidade das nossas noites afeta a mente
Sobre o De Bem Com Você
No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana (às quartas), um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!
E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.