Maneiras de controlar a mente e aliviar o estresse em tempos difíceis

Bem-estar Equilíbrio
02 de Agosto, 2021
Maneiras de controlar a mente e aliviar o estresse em tempos difíceis

Em tempos de pandemia, as buscas por dicas para controlar a mente e aliviar o estresse aumentaram muito. Para você ter uma ideia, as pesquisas relacionadas à saúde mental cresceram cerca de 98% em 2020, segundo a plataforma Google. Já a pergunta “como lidar com a ansiedade”, por exemplo, bateu recorde de interesse na última década.

E temos que concordar: às vezes, relaxar fica um pouco difícil com a correria do dia a dia, não é mesmo? Mas a boa notícia é que você não precisa passar horas meditando para atingir o objetivo. Por isso, no segundo episódio do podcast De Bem Com Você, da Vitat, a apresentadora Cris Dias conversa com a psicóloga Juliana Sato e com a jornalista Helena Galante para descobrir maneiras simples — porém eficazes — de controlar o estresse diário.

Conheça as convidadas

aliviar o estresse

Juliana Sato é formada em Psicologia e, além de fazer atendimentos clínicos, é facilitadora de meditação. “O estresse faz parte da nossa vida e ajuda no desenvolvimento cognitivo. Então, ele não é totalmente ruim. Mas a forma como nos relacionamos com ele causa uma série de problemas para a saúde mental e para a saúde física”, ela explica.

aliviar o estresse

Helena Galante, jornalista, é criadora do podcast Jornada da Calma e editora-chefe da revista Boa Forma. De acordo com ela, até o jeito de lidarmos com a palavra estresse faz toda a diferença na hora de amenizar o sentimento. “A ideia de que a gente não pode ficar estressado em nenhum momento torna o assunto um tabu, o que piora as coisas”, diz.

Como controlar a mente e aliviar o estresse

No bate-papo, as convidadas elencaram atitudes simples que podem ajudar:

Foque no agora e experimente meditar

O “estar aqui” é o primeiro passo da meditação. Ou seja, você não precisa meditar todos os dias, por muitas horas, e nem estar sentado em posição de lótus para isso. Vale, então, começar a adicionar exercícios de respiração durante a atividade física, ou tentar focar no presente na hora de cozinhar…

Busque o autoconhecimento

“Quando você abre espaço para o autoconhecimento, qualquer atividade que fizer vai trazer paz e relaxamento. Eu, por exemplo, gosto muito de musculação — e nesses momentos, tenho vários insights sobre mim mesma”, afirma a psicóloga.

Como aliviar o estresse: Faça psicoterapia

A terapia também é outra ótima ferramenta de autoconhecimento. Seja durante um período específico, ou por toda a vida, ela auxilia no entendimento das próprias emoções — ademais, melhora a sua relação com os sentimentos.

Para aliviar o estresse, não se compare

Não é só porque a influencer da rede social faz mil tarefas no dia, que você precisa acompanhá-la. “Você precisa entender os seus momentos. Em alguns períodos, você quer fazer várias coisas. Em outros, não”, diz a psicóloga.

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana (às quartas), um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor