Como aumentar a produção de colágeno no rosto?

22 de outubro, 2021

O colágeno é uma proteína natural responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele. No entanto, por volta dos 25 anos, a produção fisiológica dessa substância começa a diminuir lentamente, chegando a uma perda de 1% ao ano. Desse modo, o resultado é o aumento da flacidez e mudanças visíveis no rosto e no corpo. O que faz muita gente se perguntar: como aumentar a produção de colágeno no rosto depois dos 30?

Além de alterações hormonais, estresse, poluição, radiação solar, cigarro e alimentação pobre em nutrientes contribuem diretamente para a oxidação e a degradação das fibras de colágeno. Estudos apontam que, mesmo em contato com os radicais livres, peles com fototipos mais altos, como a pele negra, por exemplo, conseguem manter a elasticidade por muito mais tempo.

Ademais, a falta de estímulo da proteína na pele (feita com o uso tópico de dermocosméticos e medicações de reposição) contribui para a evolução do problema. A boa notícia, contudo, é que é possível retardar esse processo de envelhecimento com hábitos saudáveis, uma rotina de cuidados e uma ajudinha dos procedimentos estéticos.

Leia também: Colágeno: Para que serve, benefícios e como consumir

Como aumentar a produção de colágeno no rosto

Sono em dia: é durante o repouso que o organismo se recupera e renova as células do corpo. Portanto, uma boa noite de sono contribui para o visual revigorado.

Dieta nutritiva: aposte em alimentos ricos em vitamina C, selênio, silício e zinco. A lista inclui carne vermelha, gelatina, verdura, frutas cítricas e muita água para manter a pele sempre hidratada.

Suplementos: com orientação de um profissional, tomar diariamente colágeno e antioxidantes orais ajuda o corpo a produzir e a repor mais proteínas.

Procedimentos estéticos: bioestimuladores injetáveis incentivam a produção de colágeno. Entre os mais conhecidos, estão o ácido polilático (Sculptra), hidroxiapatita de cálcio (Radiesse), caprolactona (ellanse) ou polidiaxona (PDO). Fios de tração, de laser, radiofrequência e ultrassom microfocado, por exemplo, também estimulam a fabricação pelo organismo. O ideal é que a pessoa procure um profissional especializado para saber o melhor tratamento para recuperar a firmeza e o tônus da pele.

Leia também: Alimentos e ervas que aumentam a produção de colágeno

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.