Como aumentar a produção de colágeno no rosto?

Beleza Bem-estar
22 de Outubro, 2021
Como aumentar a produção de colágeno no rosto?

O colágeno é uma proteína natural responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele. No entanto, por volta dos 25 anos, a produção fisiológica dessa substância começa a diminuir lentamente, chegando a uma perda de 1% ao ano. Desse modo, o resultado é o aumento da flacidez e mudanças visíveis no rosto e no corpo. O que faz muita gente se perguntar: como aumentar a produção de colágeno no rosto depois dos 30?

Além de alterações hormonais, estresse, poluição, radiação solar, cigarro e alimentação pobre em nutrientes contribuem diretamente para a oxidação e a degradação das fibras de colágeno. Estudos apontam que, mesmo em contato com os radicais livres, peles com fototipos mais altos, como a pele negra, por exemplo, conseguem manter a elasticidade por muito mais tempo.

Ademais, a falta de estímulo da proteína na pele (feita com o uso tópico de dermocosméticos e medicações de reposição) contribui para a evolução do problema. A boa notícia, contudo, é que é possível retardar esse processo de envelhecimento com hábitos saudáveis, uma rotina de cuidados e uma ajudinha dos procedimentos estéticos.

Leia também: Colágeno: Para que serve, benefícios e como consumir

Como aumentar a produção de colágeno no rosto

Sono em dia: é durante o repouso que o organismo se recupera e renova as células do corpo. Portanto, uma boa noite de sono contribui para o visual revigorado.

Dieta nutritiva: aposte em alimentos ricos em vitamina C, selênio, silício e zinco. A lista inclui carne vermelha, gelatina, verdura, frutas cítricas e muita água para manter a pele sempre hidratada.

Suplementos: com orientação de um profissional, tomar diariamente colágeno e antioxidantes orais ajuda o corpo a produzir e a repor mais proteínas.

Procedimentos estéticos: bioestimuladores injetáveis incentivam a produção de colágeno. Entre os mais conhecidos, estão o ácido polilático (Sculptra), hidroxiapatita de cálcio (Radiesse), caprolactona (ellanse) ou polidiaxona (PDO). Fios de tração, de laser, radiofrequência e ultrassom microfocado, por exemplo, também estimulam a fabricação pelo organismo. O ideal é que a pessoa procure um profissional especializado para saber o melhor tratamento para recuperar a firmeza e o tônus da pele.

Leia também: Alimentos e ervas que aumentam a produção de colágeno

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva