Cirrose: o que é, causas, sintomas e tratamento

Saúde
26 de Outubro, 2022
Cirrose: o que é, causas, sintomas e tratamento

A cirrose, também conhecida como cirrose hepática, é uma doença crônica do fígado que acomete, principalmente, pessoas com problemas alcoólicos. De acordo com um estudo brasileiro publicado na Biblioteca Virtual em Saúde, em 2015 aconteceram 29.337 mortes no país devido à doença. Entenda abaixo o que é, quais suas causas, sintomas e tratamento. 

O que é

A cirrose acontece por processos inflamatórios recorrentes no fígado. Assim, são lesões que impedem a circulação sanguínea e regeneração das células. Portanto, acontece a substituição do tecido normal do fígado por nódulos e fibroses extensas. Então, o órgão para de realizar funções importantes para o organismo, como produção de colesterol, processamento de nutrientes e armazenamento de glicose e vitaminas. 

Leia também: Olhos amarelos indicam problemas no fígado? Descubra o que dizem os especialistas

Causas da cirrose

A cirrose pode acontecer por: 

  • Alcoolismo: o consumo excessivo de álcool pode resultar na cirrose;
  • Fígado gorduroso: seja devido à ingestão ou não de álcool, a gordura também é fator de risco;
  • Hepatites B e C
  • Hepatite medicamentosa: rara, é gerada por medicamentos que causam danos severos ao organismo; 
  • Hepatite autoimune: causada por diversas doenças autoimunes do fígado.

Distúrbios, medicamentos ou toxinas que causem fibrose também podem causar cirrose. Em alguns quadros, distúrbios metabólicos ou não também fazem parte das causas. Por exemplo, sobrecarga de ferro, sobrecarga de cobre (doença de Wilson), deficiência alfa 1-antitripsina, colangite biliar primária (CBP) e colangite esclerosante primária (CEP), distúrbios dos dutos biliares.

Sintomas

Os sintomas da cirrose são falta de apetite, perda de peso, cansaço, mal-estar generalizado, fraqueza, náusea e fadiga. Entretanto, no estágio inicial da doença, os pacientes podem ser assintomáticos. Dessa forma, demoram para descobrir o diagnóstico correto. 

Com o avanço da infecção, complicações como edemas, icterícia, sangramentos, sensibilidade às medicações, insuficiência renal, hipertensão portal, hemorragia no trato digestivo e deterioração das funções cerebrais podem acontecer.

Além disso, sintomas como desgaste muscular, eritema palmar (palmas das mãos vermelhas), homens com mamas aumentadas e testículos encolhidos, podem surgir em quadros mais raros.

Diagnóstico da cirrose

O diagnóstico é feito por exames de sangue, de imagem, como o ultrassom, e em alguns casos, biópsia de fígado. Além disso, o médico também se baseia pelos sintomas do paciente.

Outros exames que ajudam na identificação da cirrose:

  • Elastografia transitória; 
  • Elastografia por ressonância magnética
  • Imagem por impulso de força de radiação acústica. 

Tratamento da cirrose

A cirrose não tem cura, pois o dano no fígado é, em sua maioria, irreparável. No entanto, o tratamento ajuda a corrigir ou tratar a causa da doença, por exemplo, em casos de consumo excessivo de álcool, uso de medicamentos ou drogas, exposições à toxina ou doenças preliminares. Dessa forma, o avanço da cirrose consegue ser controlado. 

Em alguns casos, o transplante de fígado também se torna uma opção. O transplante é uma boa opção para casos nos quais a cirrose está avançada.

Estilo de vida 

Mudanças alimentares podem auxiliar o tratamento em casos como o de alcoolismo. Assim, cessar o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo é importante, além de ingerir pouca gordura. Uma alimentação saudável promove mais disposição ao paciente, portanto, comer frutas e legumes é uma dica sugerida. 

Leia também: Alimentos para limpar o fígado

Referências: Biblioteca Virtual em Saúde; Manual MSD.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração