Os melhores sucos para combater gordura no fígado

21 de fevereiro, 2020

Gordura no fígado é um problema que não apresenta sintomas muito acentuados. Mas, que surge quando o metabolismo sofre uma alteração como perda súbita de peso, obesidade, diabetes ou consumo excessivo de álcool. A ciência define essa condição como o acúmulo de ácidos graxos e triglicerídeos nas células do fígado.

Os sintomas mais comuns são fadiga ou desconforto abdominal. No entanto, apenas um especialista pode confirmar o diagnóstico e a causa. Assim, existem soluções naturais que ajudam a combater e prevenir essa condição, juntamente com um estilo de vida saudável. Uma delas? Sucos de frutas. Por esse motivo, apresentamos as melhores receitas de sucos para combater gordura no fígado e limpar o corpo. 

Suco de cranberry e chia

Cranberry limpa o acúmulo de gordura no fígado, enquanto chia impede que esse órgão absorva impurezas rapidamente. Como preparar? Adicione uma xícara de cranberry, duas colheres de chá de sementes de chia e ¼ xícara de água ao liquidificador. Processe muito bem, não coe o suco e beba de manhã. 

Maçã e dente-de-leão

Este suco é uma bomba de limpeza, graças à fibra solúvel da maçã e ao dente-de-leão, que protege o tecido do fígado. Em um processador, adicione uma maçã vermelha em cubos e uma xícara de chá de dente-de-leão. Beba um copo a cada três dias e desfrute de suas propriedades purificadoras.

Limão e pepino

Assim como o pepino  é um ótimo adstringente na pele, suas propriedades também atuam como um tônico para o fígado. Juntamente com as qualidades diuréticas da fruta, este suco é uma ótima solução para combater  a gordura do fígado. Misture um pepino, o suco de um limão, 3 morangos e algumas folhas de hortelã. Consuma esta infusão de frutas para desintoxicar o corpo antes do café da manhã e complete com bastante água durante o dia.

Tamarindo e cúrcuma

Você sabia que o tamarindo é um poderoso descongestionante do fígado? Ele controla o colesterol, ao mesmo tempo em que o açafrão esvazia o órgão. De fato, este pó amarelo é considerado um dos melhores alimentos para desintoxicar o corpo. Coloque os 12 pedaços de polpa de tamarindo (sem casca) no liquidificador. Em seguida, polvilhe uma colher de sopa de açafrão e despeje ½ xícara de água. Encha uma garrafa térmica e beba antes de cada refeição.

Leia também: 5 sucos nutritivos para o café da manhã

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.