Vinho sem álcool ou suco de uva: qual é a diferença e como escolher?

Alimentação Bem-estar
27 de Setembro, 2023
Vinho sem álcool ou suco de uva: qual é a diferença e como escolher?

Além de ser uma fruta saborosa e versátil, a uva também é conhecida por oferecer uma série de benefícios à saúde, graças à presença de antioxidantes e nutrientes. No entanto, quando se trata de incluí-la na alimentação, muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor forma de aproveitar seus benefícios. Além do vinho tradicional, com teor alcoólico, duas opções se destacam: o vinho sem álcool e o suco de uva. Mas quais são as diferenças entre as duas bebidas? Como escolher? Confira a seguir! 

Veja também: Uma taça de vinho por dia melhora funcionamento do intestino

Afinal, qual é a diferença entre vinho sem álcool e suco?

O primeiro ponto a destacar é que, embora possa ser confundido, o vinho sem álcool não é a mesma que suco de uva. As duas bebidas são derivados da uva, porém suas características e processos de produção são bem distintos. De acordo com a nutricionista Maiara Souza, a principal diferença está na presença de álcool.

“O vinho, tanto com álcool quanto sem álcool, passa pelo processo de fermentação das uvas. A diferença fundamental é que no vinho sem álcool, o álcool é retirado antes do envase. Vale ressaltar que quando o teor alcoólico atinge menos de meio por cento, ele já é considerado um vinho sem álcool,” explica.

Ou seja, mesmo que no vinho sem álcool, ainda existe um baixo percentual na bebida, que também apresenta um sabor diferente do suco de uva por conta do seu processo de fermentação. Nesse sentindo, existem várias técnicas para a remoção do álcool, tornando o vinho sem álcool uma opção para aqueles que desejam aproveitar o sabor do vinho, mas sem sentir os efeitos do álcool.

Por outro lado, o suco de uva é o resultado do espremer ou extrair o sumo da fruta. Ou seja, sem passar pelo processo de fermentação que gera álcool. Portanto, para ser caracterizado como suco de uva, é necessário que contenha pelo menos 50% de fruta. 

Vinho sem álcool e suco de uva: Como escolher? 

A escolha entre vinho sem álcool e suco de uva depende do contexto e das preferências individuais, como explica a nutricionista. “O vinho sem álcool pode ser uma substituição inteligente em situações em que o vinho com álcool normalmente seria consumido, como ocasiões festivas, para que a pessoa não sinta falta da socialização, mas evite os efeitos do álcool.”

Por outro lado, o suco de uva, sendo o sumo natural da fruta, pode ser incluído na dieta com uma frequência um pouco maior. No entanto, Maiara alerta sobre a importância do controle das porções: “Como o suco de uva é uma bebida calórica, contendo mais carboidratos do que se poderia esperar, é possível acabar exagerando sem sentir a saciedade do consumo aumentado. Portanto, o equilíbrio é fundamental.” 

Outra opção interessante é consumir a fruta diretamente, o que proporciona mais fibras e visibilidade do quanto está sendo consumido em termos de frutose (açúcar da fruta).

Benefícios da uva

Além das diferenças entre vinho sem álcool e suco de uva, é importante destacar os benefícios que ambos podem oferecer, graças às propriedades da uva. A fruta é rica em antioxidantes, como os flavonoides e resveratrol, que atuam na proteção contra doenças cardíacas, ao combate ao envelhecimento precoce e ao fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, a uva é fonte de vitaminas, como a vitamina C, e minerais, como o potássio. Por isso, é uma excelente opção para compor uma alimentação saudável.

Por fim, tanto o vinho sem álcool quanto o suco de uva podem ser escolhas saudáveis, desde que consumidos com moderação. A chave está em fazer escolhas conscientes e desfrutar dos benefícios da uva. 

Fonte: Maiara Souza, nutricionista do Art Beauty Center.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

mulher fazendo o exercício prancha na sala de casa, que serve para fortalecer o core
Bem-estar Movimento

Por que você deveria fortalecer o core (e melhores exercícios!)

Fortalecer o core vai muito além da estética – pode prevenir dores, lesões e melhorar a postura. Veja os melhores exercícios!