Uma taça de vinho por dia melhora funcionamento do intestino

Alimentação Bem-estar Saúde
07 de Fevereiro, 2023
Uma taça de vinho por dia melhora funcionamento do intestino

Por vezes, a ciência comprova os benefícios do vinho para a saúde. Agora, pesquisadores brasileiros trazem um novo motivo para fixar de vez o hábito de beber vinho na sua rotina. Estudos revelaram que tomar uma taça de vinho merlot por dia pode melhorar o funcionamento do intestino, remodelando a população de bactérias boas e evoluindo os processos metabólicos que reduzem o risco de doenças cardiovasculares. 

O merlot é um dos tipos de vinhos mais consumidos no Brasil e no mundo. Portanto, esse vinho pode ser encontrado facilmente em vinícolas, mercados e armazéns. Seu sabor é caracterizado pelo aroma e pelo sabor de frutas vermelhas, baixa acidez e harmonia. Mas afinal, de que forma ele pode contribuir com a melhora do intestino? Continue lendo e entenda. 

Veja também: Ativos do vinho podem ser eficazes contra o Covid-19, diz estudo

Estudo sobre um taça de vinho merlot e o funcionamento do intestino

O estudo contou com o apoio de cientistas brasileiros e foi publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition recentemente. Dessa forma, para identificar a relação entre o vinho merlot e a melhora no intestino, os pesquisadores contaram com a participação de 42 pessoas. Todas tinham em média 60 anos e apresentavam doença arterial coronariana (DAC), problema que causa a obstrução dos vasos sanguíneos e pode causar ataques cardíacos. 

Assim, os pesquisadores utilizaram uma estratégia chamada cross over, que mantém ações intercaladas a fim de comparar os resultados. Portanto, todos os participantes beberam cerca de 250 ml de vinho merlot todos os dias. Em média, cada taça continha 12% de concentração alcoólica. Depois dessa primeira etapa, todos eles ficaram 21 dias sem consumir álcool. Por fim, os pacientes passaram por um período de interrupção total de qualquer outra bebida alcoólica, além de vinho, alimentos fermentados, prebióticos, fibras e derivados do leite para não impactar no resultado final. 

Resultados do estudo 

Ao final do estudo, os pesquisadores comprovaram que a microbiota intestinal dos participantes apresentou uma remodelação significativa, especialmente no período de consumo do vinho merlot. Além disso, notou-se a presença de microrganismos essenciais para o correto funcionamento intestinal nos pacientes. 

Com a ingestão da bebida alcoólica, os pesquisadores identificaram mudanças nos processos metabólicos do organismo. Assim, esses processos mantêm o equilíbrio das moléculas e evitam o chamado “estresse oxidativo”, que pode causar câncer e acelerar o envelhecimento. 

Apesar dos benefícios, é necessário atentar-se à quantidade de vinho ingerida diariamente e evitar excessos, é o que explica o professor do Instituto do Coração (InCor) da USP, Protásio Luz, em um comunicado:

“Mostramos que uma intervenção habitual pode interferir na flora intestinal e na metabolômica plasmática (metabólitos presentes no plasma), explicando em parte os efeitos benéficos do vinho observados em estudos ao longo dos anos. No entanto, alertamos que o consumo excessivo de álcool, isto é, maior do que 30 gramas [no caso do vinho, 250 ml] por dia, é maléfico e está associado a aumentos na mortalidade por cânceres, acidentes e mortes violentas”, Luz.

Referências: Universidade de São Paulo – USP

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.