Check up infantil: quais são os principais exames e a frequência das consultas?

Gravidez e maternidade Saúde
02 de Março, 2022
Check up infantil: quais são os principais exames e a frequência das consultas?

É comum, entre os adultos, se preocupar em realizar anualmente o famoso check up médico. Assim, quando o assunto é prevenir possíveis problemas de saúde, exames como hemograma, colesterol e triglicérides, por exemplo, não podem ficar de fora da lista. Mas você sabia que as crianças também precisam realizar um check up infantil? Saiba quais são os principais exames que os pequenos devem realizar, além da frequência ideal nas consultas com o pediatra, bem como sua importância.

Check up infantil: quais são os principais exames?

De acordo com o Dr. Pedro Cavalcante, pediatra, logo após o nascimento do bebê, ele já realiza a chamada triagem neonatal. Dessa forma, “são realizados os testes do pezinho, orelhinha, linguinha, coraçãozinho e olhinho para identificar diversas doenças”, explica.

A partir de então, é importante as consultas de puericultura, que é uma subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Até o primeiro ano de vida do bebê, segundo o Ministério da Saúde, são recomendadas consultas mensais com o pediatra.

Depois, as consultas passam a ser bimestrais até a criança completar 2 anos de idade, e semestrais dos 2 a 4 anos. Após os 5 anos, as visitas ao pediatra podem ser anuais. “Porém, caso o pediatra identifique alguma alteração na criança relacionada ao crescimento, desenvolvimento físico, motor, linguagem, afetividade ou aprendizagem, ele poderá solicitar consultas mais frequentes e até mesmo exames específicos”, explica o médico.

Dessa forma, completa o Dr. Pedro, o check up infantil não se trata, especificamente, de exames preventivos, mas sim de consultas com o pediatra para identificar alguma alteração e, assim, avaliar a necessidade de exames complementares. “Assim, evitamos exames desnecessários e traumas futuros nos pequenos pacientes”, explica o Dr. Pedro.

A importância do check up infantil com o pediatra

Ainda de acordo com o especialista, nas consultas de puericultura, o pediatra realizará orientações sobre cuidados, vacinas, alimentação, peso e altura, desenvolvimento e antecedentes familiares. Assim, poderá traçar um plano de cuidado adequado para cada criança. “Sempre que identificar algum fator de risco e/ou alteração, irá solicitar exames”, destaca o médico.

Leia mais: Vacinas para crianças: quais são as principais?

E no caso de crianças obesas ou com comorbidades?

A obesidade infantil é diagnosticada durante a consulta de puericultura. “Conseguimos identificar através do gráfico de crescimento e desenvolvimento da Organização Mundial da Saúde. Assim, traçamos uma linha de cuidado com equipe multidisciplinar, envolvendo psicólogo e nutricionista”, explica o médico.

Dessa forma, é possível proporcionar mais saúde e qualidade de vida para a criança. “Alguns exames que podemos solicitar nessas condições são hemograma completo e perfil lipídico para avaliar metabolismo das gorduras no sangue, e buscar causas da obesidade além do excesso de consumo calórico, que podem ser diversas doenças e síndromes levantas em consulta segundo perfil familiar de cada paciente”, explica o médico.

Dessa forma, crianças obesas, com alteração no exame clínico ou de saúde, ou com alguma comorbidade que justifique, podem precisar fazer exames uma vez ao ano. “Mas depende sempre do critério clínico do pediatra que acompanha a criança, sendo sempre importante ter um pediatra de confiança e que conheça a criança e a família”, finaliza o especialista.

Fonte: Dr. Pedro Cavalcante, especializado em pediatria pelo Instituto de Pediatria da USP e Médico de família. É membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Medicina de Familia.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros