Check up médico: quais exames fazer anualmente?

Saúde
29 de Novembro, 2021
Check up médico: quais exames fazer anualmente?

Sabe aquela história de que “é melhor prevenir do que remediar”? Quando o assunto é saúde, uma das principais maneiras de evitar doenças e outros problemas é realizando, anualmente, um check up médico.

No entanto, sempre surgem dúvidas sobre qual médico se consultar para fazer o check up, além de quais exames não podem ficar fora da lista. Nesse sentido, confira agora os principais exames que não podem ficar de fora do check up médico anual.

Check up médico: exames principais

  • Hemograma
  • Exame de urina
  • Colesterol
  • Exame de triglicérides
  • Glicose
  • Eletrocardiograma
  • Exames para avaliar rins, fígado e tireoide

A importância em manter os exames em dia

O principal motivo de realizar um check-up médico é identificar doenças em fase inicial ou até mesmo diagnosticar predisposição para problemas de saúde. Nesse sentido, quando se identifica uma patologia ainda no começo, é possível tomar medidas para evitar complicações ou até mesmo conseguir a cura.

Além disso, atualmente o ideal fazer um check up mais abrangente, incluindo não apenas exames, mas também fatores como:

  • Hábitos de vida (tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas, entre outros).
  • Doenças psicológicas/psiquiátricas (depressão, transtorno de ansiedade, insônia, etc.).
  • Obesidade.
  • Condições de vida e de trabalho.

Dessa forma, é fundamental que o médico identifique outras condições que estejam interferindo na saúde do paciente. Quem fuma diariamente, por exemplo, tem grandes chances de desenvolver problemas respiratórios graves, mesmo tendo exames laboratoriais normais. O mesmo se aplica a quem tem depressão, que não necessita de exames para o diagnóstico. No entanto, o tratamento adequado pode melhorar sua qualidade de vida.

Como começar e qual médico procurar?

Normalmente, os check ups anuais devem ser feitos a partir dos 40 anos, pois é nessa idade em que o risco de surgimento de doenças cardiovasculares, oncológicas e endócrinas aumentam. Porém, não há uma regra: cada paciente precisa ser avaliado individualmente.

Quando há alguma doença ou situação de incômodo, por exemplo, o paciente deve começar a ter avaliações regulares desde muito jovem. Além disso, há situações específicas, como as ideades indicadas para realização dos exames de próstata nos homens, e da mama/colo de útero nas mulheres.

Por fim, quem tem 40 anos ou mais e possui dúvidas em relação à saúde, deve procurar atendimento médico. O ideal é marcar uma consulta com um clínico geral, que a partir da primeira avaliação, o encaminhará para outros especialistas, caso seja necessário.

Fonte: Dr. Luca Leal Nobre – Clínico Geral e Coordenador do P.S do Hospital Albert Sabin de SP (HAS)

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher com as mãos na barriga
Saúde

Vaginismo afeta o bem-estar e pode ter causas emocionais

O vaginismo é um tipo de dor que acontece durante a penetração. As causas normalmente englobam aspectos psicológicos, e problema atrapalha a vida sexual

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!