Chás para infecção urinária: quais são os melhores?

Alimentação Bem-estar Saúde
19 de Outubro, 2023
Ana Renata de Godoy Ferreira
Revisado por
Enfermeira • COREN SP - 87.661
Chás para infecção urinária: quais são os melhores?

A infecção do trato urinário (ITU) é definida como a multiplicação de micro-organismos no trato urinário, que pode causar sintomas nada agradáveis. Nesse sentido, uma das formas de evitar o problema é garantir a ingestão adequada de líquidos. Por isso, muita gente aposta nos chás para a infecção urinária. Mas será que eles realmente funcionam?

Leia mais: Infecção urinária: afinal, o que é, causas, sintomas e como tratar

O que é a infecção urinária?

Como já explicado anteriormente, trata-se do crescimento desenfreado de micro-organismos na região do trato urinário. Existem vários agentes responsáveis pela infecção, por exemplo: Escherichia coli (65-80% dos casos), Klebisiella, Enterococcus faecalis, Streptococcus do grupo B, Ureaplasma urealyticum, entre outros.

Nesse sentido, os principais sintomas são dor e ardência ao urinar, sensação de não ter eliminado toda a urina após a micção, vontade frequente de ir ao banheiro e cólica. Além disso, outro sinal que pode ocorrer na infecção urinária é a presença de pequenos feixes de sangue na urina.

Em alguns casos, a doença pode ir além e atingir os rins, situação chamada de pielonefrite. Nesse quadro, considerado mais grave, febre, calafrios, dor lombar e fadiga também podem aparecer.

O diagnóstico de ITU é clínico e confirmado laboratorialmente por exames de urina que indicam se há contaminação bacteriana. Já o tratamento é feito com antibióticos, medicamentos que aliviam as dores e a febre (se houver) e hidratação. Contudo, casos complicados podem exigir internação e uso de medicamentos endovenosos.

Leia também: Suco de melancia com cranberry: Confira a receita

Chás para infecção urinária funcionam?

Os chás podem proporcionar algum alívio temporário dos sintomas de infecção urinária, mas não são uma forma eficaz de tratar a infecção por si só. Isso porque a infecção do trato urinário (ITU) é geralmente causada por bactérias. Dessa forma, o tratamento eficaz geralmente envolve o uso de antibióticos prescritos por um médico. No entanto, alguns tipos de bebida podem ajudar a aliviar os sintomas.

Por que o chá de cranberry é um dos mais indicados?

Muito se fala sobre o cranberry no tratamento da infecção urinária. Mas, conforme mencionado, o alimento não cura a infecção. De todo modo, alguns estudos apontam que ele pode ajudar a prevenir a doença.

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Tufts, por exemplo, demonstrou que a ingestão rotineira da bebida em mulheres não gestantes e saudáveis pode reduzir em até 26% o risco de sofrer com infecção urinária — a forma menos grave, denominada cistite.

Contudo, mais estudos são necessários a respeito do assunto. A própria Sociedade Brasileira de Urologia afirma que, apesar de alguns resultados promissores, “não há evidências suficientes para recomendar o emprego rotineiro do suco à base de cranberry na prevenção da ITU de repetição. Não há ainda dose estabelecida para esse produto.”

Um benefício mais garantido dos sucos e dos chás para infecção urinária é o poder de hidratação dos mesmos, uma vez que todos carregam muita água. E ingerir líquidos adequadamente é um dos passos para prevenir o problema — assim como não segurar o xixi, ir ao banheiro após a relação sexual e fazer a correta higiene da região após a defecação.

Chás e sucos para infecção urinária com cranberry

Chá de cranberry

O chá de cranberry contém compostos chamados proantocianidinas que podem ajudar a impedir que as bactérias adiram às paredes da bexiga. Por isso, beber chá de cranberry pode ser benéfico para reduzir o risco de infecções recorrentes.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água
  • 1/2 xícara de cranberries secos ou frescos (você pode usar cranberries frescos se preferir)
  • Mel ou outro adoçante, como o stevia, por exemplo

Modo de preparo

Primeiramente, ferva a água. Enquanto a água está aquecendo, enxágue bem os cranberries (se estiver usando cranberries frescos) e escorra-os. Quando a água começar a ferver, adicione-os à panela Reduza o fogo para médio-baixo e deixe os cranberries e a água ferverem juntos por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que eles estejam completamente amolecidos. Em seguida, retire a panela do fogo e deixe o chá repousar por alguns minutos. Coe, então, o chá para separar os cranberries da infusão líquida. Se desejar, adoce o chá com açúcar ou mel a gosto. 

chas para infecção urinária

Chá preto com cranberry

Ingredientes

  • 500ml de suco de cranberry;
  • 50g de cranberry (fresca ou desidratada);
  • Adoçante a gosto;
  • 140ml de água gelada;
  • 1 litro de chá preto gelado.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e sirva em seguida.

Bebida gelada de cranberry com abacaxi

Ingredientes

  • 1 xíc (chá) de suco de cranberry;
  • 1/2 xíc (chá) de suco de abacaxi;
  • 80ml de mix de limão, água e adoçante a gosto;
  • Gelo;
  • Água com gás.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e sirva em seguida.

Outras opções de chás para infecção urinária

Chá de cabelo de milho

Existem alguns estudos que comprovam que o chá de cabelo de milho tem efeitos protetivos para os rins.

Ingredientes

  • 1-2 colheres de chá de cabelo de milho seco (também conhecido como estigma de milho)
  • 1 xícara de água
  • Mel ou outro adoçante (opcional)

Modo de preparo

Primeiramente, ferva cerca de 500 ml de água e adicione o cabelo de milho. Os ingredientes devem ficar de 5 a 10 minutos tampados enquanto fervem. Após a infusão, coe o chá para remover os pedaços de cabelo de milho e obter a infusão líquida. Se desejar, adoce o chá com mel ou outro adoçante a gosto.

Chá de uva-ursina

O chá de uva-ursina é rico em hidroquinona, arbutina e peridroxiacetofenona. Além disso, suas folhas têm ações antibacterianas que auxiliam no combate à infecção urinária.

Ingredientes

  • 1-2 colheres de chá de folhas secas de uva-ursina (você pode encontrá-las em lojas de produtos naturais ou online)
  • 1 xícara de água
  • Mel ou outro adoçante, como o stevia, por exemplo

Modo de preparo

Primeiramente, ferva 1 xícara de água em uma panela. Enquanto a água está esquentando, coloque as folhas secas de uva-ursina em uma xícara ou tigela. Quando a água estiver fervendo, despeje-a sobre as folhas de uva-ursina na xícara. Em seguida, cubra a xícara ou tigela e deixe o chá em infusão por cerca de 5-7 minutos. Quanto mais tempo você deixar o chá em infusão, mais forte ficará. Após a infusão, coe o chá para remover as folhas de uva-ursina e obter a infusão líquida. Se desejar, adoce o chá com mel ou outro adoçante a gosto. 

Chá de hidraste

Hidraste é uma raiz já muito utilizada no combate de algumas doenças. Isso porque a raiz tem propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Ingredientes

  • 1-2 colheres de chá de raiz seca de hidraste (você pode encontrar a raiz em lojas de produtos naturais ou online)
  • 1 xícara de água
  • Mel ou outro adoçante (opcional)

Instruções

Ferva 1 xícara de água em uma panela e, enquanto a água está aquecendo, coloque a raiz seca de hidraste em uma xícara ou tigela. Na sequência, quando a água estiver fervendo, despeje-a sobre a raiz de hidraste na xícara. Cubra a xícara ou tigela e deixe o chá em infusão por cerca de 5-10 minutos. Quanto mais tempo você deixar o chá em infusão, mais forte ficará. Após a infusão, coe o chá para remover a raiz de hidraste e obter a infusão líquida. Se desejar, adoce o chá com mel ou outro adoçante a gosto. Sirva o chá de hidraste quente.

Chá de dente-de-leão

chas para infecção urinária

O chá de dente-de-leão tem um potente efeito diurético, que é essencial para o tratamento da infecção urinária.

Ingredientes

  • Raízes de dente-de-leão frescas ou secas (também é possível utilizar folhas e flores)
  • Água
  • Opcional: mel, limão ou outros adoçantes e aromatizantes

Modo de preparo

Primeiramente, lave as raízes para remover a sujeira. Então, corte-as em pedaços menores para facilitar o cozimento. Coloque água em uma panela e leve-a para ferver. Em seguida, adicione as raízes de dente-de-leão e deixe ferver por cerca de 10-15 minutos. Se estiver usando folhas ou flores, ferva por menos tempo, cerca de 5 minutos. Por fim, retire do fogo e coe o chá. Você pode beber o chá de dente-de-leão assim ou adoçá-lo com mel, açúcar, ou adicionar um pouco de suco de limão para dar sabor.

Chás para infecção urinária: hortelã

O chá de hortelã possui propriedades antimicrobianas que são necessárias para o combate da infecção urinária.

Ingredientes

  • 500ml de água
  • 10 folhas de hortelã

Modo de preparo

Antes de mais nada, lave as folhas de hortelã. Feito isso, coloque-as em uma panela com água e deixe ferver. Retire do fogo e coe o conteúdo obtido. Por fim, a bebida deve ser consumida em temperatura morna ou gelada.

Chá de cúrcuma

A cúrcuma tem ação anti-inflamatória. Além disso, também pode ajudar mulheres que estejam em processo de menopausa.

Ingredientes

  • 250 ml de água
  • 2 colheres de café de cúrcuma em pó

Modo de preparo

Em uma panela, ferva a água. Adicione a cúrcuma e misture. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e está pronto para consumir!

Cavalinha

A cavalinha é outra erva diurética que pode auxiliar na eliminação de bactérias do trato urinário. Além disso, é rica em antioxidantes que podem ajudar a combater a inflamação associada à infecção urinária.

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas de cavalinha
  • 500 ml de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, coloque as folhas na água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Por fim, coe e está pronto para consumir durante o dia. 

Chá de camomila

A camomila possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes que podem ajudar a aliviar o desconforto associado à infecção urinária. Dessa forma, beber chá de camomila pode proporcionar alívio temporário dos sintomas.

chas para infecção urinária

Ingredientes 

  • 200 ml de água fervente.
  • 4 colheres de sopa de flores de camomila desidratada.

Modo de preparo

Antes de mais nada, junte a água com as folhas secas de camomila. Em seguida, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é só coar e beber. Para obter os benefícios da bebida, consuma de 2 a 4 vezes por dia. 

Outras opções de sucos e chás para infecção urinária

Referências:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado