Chás detox: Como beneficiam a saúde e receitas

Alimentação Bem-estar
16 de Março, 2021
Chás detox: Como beneficiam a saúde e receitas

Os chás detox são ótimos para a saúde e beneficiam o corpo de muitas formas. A bebida fortalece a imunidade, ao prevenir inflamações, desinchar o corpo e mais. Ainda, eles podem ser preparados facilmente em casa.

Mas, antes de mais nada, você sabe o que é uma dieta detox? Imagine dar um “reiniciar” no seu organismo, deixando para trás uma alimentação desregrada para adotar novos hábitos alimentares. A dieta de desintoxicação pode ser explicada dessa maneira.

Assim, olhando à primeira vista, a dieta detox não tem muita diferença de uma dieta saudável. Mas, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpoo programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, ou seja, laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.

Portanto, o organismo elimina o excesso de toxinas, você recupera energia e emagrece sem sacrifício.

Benefícios do chás detox

Em resumo, os chás detox podem ser feitos em casa e tomados a qualquer hora do dia. Entre seus principais benefícios estão o fortalecimento da imunidade, bem como a prevenção da anemia, de inflamações no corpo e mais. Além disso, a ingestão de chás ajuda a hidratar o corpo, o que previne a retenção de líquido.

Leia mais: O que causa o inchaço no calor? Saiba como evitar

Receitas de chás detox para fazer em casa

chás detox

Chá de chicória

A princípio, o chá de chicória promove efeito desintoxicante, ou seja, ajuda a limpar o organismo. Não só, ele ajuda a acelerar o metabolismo, o que é excelente para quem deseja perder peso. Ainda, pode facilitar a digestão.

  • Aqueça 200 ml de água
  • Use a raiz seca de chicória (cerca de 100 gramas)
  • Coe e sirva quando morno

Leia também: Café de chicória: Uma alternativa sem cafeína

Chá de folhas de framboesa

Ainda, o chá de folhas de framboesa é uma excelente sugestão de chá detox. Basicamente, ele ajuda na eliminação de toxinas do corpo, além de ser fonte de vitaminas, como a vitamina A e a vitamina C. Sendo assim, fortalece a imunidade.

  • 1 xícara de chá de água mineral
  • 2 colheres de sopa de folhas de framboesa picadas

Chá de ameixa preta

Não só, o chá de ameixa preta pode render diversos benefícios à saúde. A princípio, a ameixa preta é uma fruta conhecida em especial por sua grande quantidade de fibras. Porém, quando preparada na forma de chá ela também ajuda a desintoxicar o corpo. Ainda, é fonte de vitaminas do complexo B.

  • 1 xícara de água mineral potável
  • 3 ou 4 ameixas pretas frescas

Matchá

Por fim, o matchá é um dos mais poderosos chás de efeito detox. Basicamente, ele é um pó verde obtido das folhas da Camellia sinensis, a mesma planta que dá origem ao chá verde. Por isso, ambos são ricos em antioxidantes e ajudam a eliminar toxinas do corpo.

Não só, outros benefícios do matchá à saúde são:

  • Controle do colesterol
  • Beneficia a função cognitiva
  • Fortalece a imunidade
  • Ajuda na perda de peso

Leia mais: Teacrina: O que é, para que serve e quais os benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais