Matchá: bebida acelera o metabolismo e possui diversos benefícios

Alimentação Bem-estar
06 de Fevereiro, 2023
Matchá: bebida acelera o metabolismo e possui diversos benefícios

Certamente você já ouviu falar sobre o chá queridinho do mundo fitness, o matchá — e sobre sua popularidade devido aos grandes benefícios para a saúde e bem-estar. Mas, o que é o matchá e quais são os motivos de sua fama? A seguir, saiba mais sobre o produto e como incluí-la em sua rotina. 

Veja também: Aprenda a fazer uma maionese vegana de coco 

O que é o matchá?

A bebida é composta por folhas de chá verde moído, o que a torna mais poderosa. As folhas secas são moídas com moinhos de pedra artesanais, com a finalidade de obter-se um pó muito fino e de cor verde intensa, com sabor forte e marcante.

Como consumi-lo?

Versátil, ele pode ser consumido na forma de chá, diluído em água quente ou adicionado em receitas como sucos, shakes, smoothies, entre outros. A ingestão diária recomendada é de duas a três colheres de chá do pó por dia, o que equivale a duas ou três xícaras do chá pronto.

Essa erva oriental muito utilizada na culinária japonesa é repleta de polifenóis, antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento celular e doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, e suas vantagens não param por aí. Saiba por que você deve consumir o matchá!

Benefícios do matchá

Acelera o metabolismo

Beber matchá é perfeito para quem deseja eliminar uns quilinhos. Ele é um grande aliado para acelerar o metabolismo e eliminar toxinas do corpo, ajudando a regular o peso. O consumo de matchá ainda aumenta em até 25% o gasto calórico durante a prática de exercícios físicos – devido à sua ação termogênica que potencializa a queima de gordura corporal durante o treino.

Antioxidante para o corpo e a pele

Rico em antioxidantes (mais até que a goji berry), o matchá atenua os problemas causados pelo sol e também previne as famosas ruguinhas. Além disso, ele é um poderoso calmante, reduz em até 25% a formação de eritemas (manchas vermelhas) causadas por raios UV – dado cientificamente comprovado – e melhora a estrutura da pele em relação à elasticidade e hidratação.

É um superalimento

Assim como a quinoa, o matchá  tem um alto teor de vitaminas e minerais que o torna um alimento completo e com maior valor nutricional que outros.

Melhora o sistema imunológico

A bebida contém EGCG (ou galato de epigalocatequina), um componente que ajuda a combater o câncer, alergias, artrite e controlar a glicose no sangue. Além disso, possui propriedades que facilitam o controle dos níveis de colesterol.

Ajuda a combater a gastrite

A bebida pode ajudar a combater a presença da bactéria H. pylori, que está relacionada à gastrite, úlcera de estômago e câncer gástrico. Contudo, antes de utilizar o chá como auxiliar de qualquer tipo de tratamento, consulte seu médico. 

Auxilia no ganho de disposição

Por conter altas doses de cafeína, o matchá pode ser um aliado naqueles dias que precisamos de mais energia, foco e concentração. Experimente consumi-lo pela manhã, seja em forma de chá ou em alguma receita para variar o cardápio. 

Receitas com matchá fáceis de fazer

Sorvete de banana com matchá

Ingredientes

  • 1 col. (sopa) de matchá
  • 1 banana nanica congelada e em pedaços
  • 1 col. (sopa) de mel ou seu adoçante preferido
  • 100 mL de bebida vegetal de sua preferência

Como preparar

Em um processador, adicione todos os ingredientes e bata-os, até atingir a consistência de um sorvete. Caso queira uma textura mais cremosa, adicione um pouco mais de bebida vegetal. Depois, sirva em um recipiente. 

Suco verde de matchá antioxidante

Ingredientes

  • 2 folhas de couve orgânica 
  • Suco de 1 laranja
  • Suco de 1 limão
  • Maçã com casca 
  • Hortelã fresca
  • 1 col. (café) de matchá em pó
  • 1 gelinho de gengibre (ou 1 lasca grossa sem a casca) 
  • Água e gelo

Modo de fazer

Bata os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida sem coar.  

Bolo funcional de matchá com gengibre

Ingredientes

  • 5 ovos inteiros
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar ou adoçante forno e fogão
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 1/2 xicara de chá de óleo de amendoim ou óleo de coco extra virgem
  • 1 colher de sobremesa de matchá
  • 1 colher de chá de gengibre ralado fresco
  • 50 gramas de amêndoas em lascas
  • Mel orgânico (opcional)

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC. Em uma batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter uma massa homogênea. Inclua o matchá, o gengibre e o óleo. Misture até homogeneizar a massa. Acrescente a farinha e o fermento. Unte uma forma com manteiga e farinha, leve ao forno até que o palito saia seco. Finalize com uma camada de mel na parte de cima do bolo, polvilhe com matchá e enfeite com as amêndoas em lascas.

Qual a diferença entre o matchá e o chá verde?

Ambos são derivados da mesma planta e possuem propriedades antioxidantes. Por isso, podem ser excelentes para a imunidade e na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Mas, o que os diferencia é basicamente a forma como são processados

Então, ao adquirir um deles, certifique-se de que está levando o produto certo. A dica é comprar as bebidas de produtores de confiança. 

Existem riscos ao consumir a bebida?

A princípio, não há contraindicações. Todavia, por ser uma substância com alta concentração de cafeína, é importante restringir o consumo pela manhã ou durante o dia. Afinal, ingerir o chá à noite pode prejudicar a qualidade do sono. 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais