Chá detox seca-barriga funciona? Entenda os riscos

Alimentação Bem-estar
06 de Abril, 2022
Chá detox seca-barriga funciona? Entenda os riscos

Uma bebida que promove a eliminação de toxinas do corpo, acaba com o inchaço e, de quebra, ainda faz com que você perca aquela gordurinha localizada na região abdominal. A promessa do chá detox seca-barriga parece boa demais para ser verdade? Infelizmente, essas bebidas e cápsulas vendidas na internet não só costumam ser ineficazes, como também podem trazer riscos à saúde. Entenda:

Benefícios dos chás

Os chás são bebidas consumidas há milhares de anos por diferentes sociedades. Alguns possuem efeitos medicinais e, por isso, muita gente os utiliza para aliviar sintomas das mais diversas doenças e condições.

Isso acontece porque muitas ervas e plantas, principais ingredientes dos chás, concentram substâncias com propriedades nutricionais importantes para o corpo — que vão desde a ação antioxidante até a sensação de relaxamento.

Existem diversos sabores indicados para cada objetivo. O chá erva-doce, por exemplo, pode potencializar o funcionamento do sistema de defesa organismo. O chá de camomila, por sua vez, é utilizado para auxiliar em espasmos musculares, em dores de cabeça e no controle do estresse.

Perigos do chá detox seca-barriga e outros emagrecedores

O problema é que mesmo substâncias naturais e que parecem inofensivas podem fazer mal à saúde se não houver orientação médica.

“É importante entender que nem tudo que é natural, faz bem. E o consumo cada vez mais corriqueiro e indiscriminado dessas substâncias pode alterar as enzimas do fígado e causar lesões hepáticas — uma hepatite, por exemplo”, explica a gastroenterologista Amanda Morêto.

E as ervas comumente usadas para produzir cápsulas e chás emagrecedores geralmente são as que mais oferecem riscos ao órgão: a médica fala aponta a carqueja, o sene, a cáscara sagrada e o chá de cavalinha como alguns exemplos.

No início do ano, a enfermeira Edmara Silva, de 42 anos, apresentou falência no fígado provocada por um produto conhecido como “chá 50 ervas”, que era vendido sem restrições e não era regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Após novos relatos de mulheres que tiveram prejuízos com tais substâncias, a Anvisa divulgou uma lista com 140 medicamentos naturais para perda de peso que são proibidos para venda no Brasil. Você pode acessar o site da Anvisa para checar a lista e saber se um produto faz parte ou não dessa restrição.

A lista da Anvisa também inclui outras plantas medicinais que podem trazer riscos à saúde, como chapéu-de-couro, douradinha, salsaparrilha, carobinha e pau-ferro.

Leia também: Suco detox seca-barriga existe? Tudo o que você precisa saber

Contudo, resta a dúvida: o chá detox seca-barriga funciona?

No que diz respeito à perda da gordura abdominal, a resposta é não. A gordura que fica estocada na região abdominal geralmente é a chamada visceral (isto é, localizada entre os órgãos), e seu excesso pode ser extremamente prejudicial à saúde — isso porque aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças, como as cardíacas.

Mas a questão é que a perda de peso geralmente acontece no corpo como um todo, e não em uma área específica, como a barriga. Infelizmente, não podemos dizer ao organismo qual local ele deve “secar” primeiro — algumas vezes, a gordura abdominal é até a última a ir embora.

Além disso, um alimento ou ingrediente específico não é o grande causador do emagrecimento. Para que ele ocorra, é preciso apostar no déficit calórico — isto é, gastar mais calorias do que você ingere diariamente. Isso só pode ser conquistado com um cardápio equilibrado e saudável como um todo.

E o efeito detox?

Ainda faltam evidências científicas para embasar a ideia de que algumas bebidas realmente filtram as toxinas do corpo. Os estudos clínicos ainda são pequenos, e a maioria foi feita em animais.

Mas não precisa se preocupar. Isso porque o nosso próprio organismo já tem um sistema bem eficiente de eliminação de substâncias indesejadas. Fígado, rins, intestino, pulmão e até a pele são órgãos treinados para filtrar e/ou eliminar tais compostos.

E é claro que você pode ajudar todas essas estruturas com uma alimentação mais natural, a prática regular de atividade física, a ingestão adequada de água, entre outros hábitos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros