Chá de pata-de-vaca: O que é, para que serve e como consumir

25 de janeiro, 2022

Você já ouviu falar no chá de pata-de-vaca? A bebida tem função antioxidante e acredita-se que ela possa ser uma aliada no tratamento do diabetes. Contudo, mais investigações científicas a respeito do assunto são necessárias, e o líquido não substitui o tratamento tradicional para a doença.

O que é

Pata-de-vaca, mão-de-vaca, unha-de-boi capa-de-bode, casco-de-burro, casco-de vaca, ceroula-de-homem, miroró, mororó, pata-de-boi, pata-de-veado, unha-de-anta e unha-de-vaca, por exemplo. A árvore brasileira tem muitos nomes, mede de cinco a 9 metros de altura e produz flores brancas e exóticas.

Seu nome científico é Bauhinia forficata e as suas folhas secas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Para que serve o chá de pata-de-vaca

O chá de pata-de-vaca possui propriedades antioxidante, analgásica, diurética, laxante, purgativa, hipocolesterolemiante e vermífuga. Por isso, pode ser usado como complemento a tratamentos para:

  • Infecção urinária;
  • Cálculos renais;
  • Hipertensão;
  • Hemofilia (problemas na coagulação do sangue);
  • Anemia;
  • Doenças do coração;
  • Perda de peso.

Contudo, é sempre bom lembrar: o chá de pata-de-vaca não substitui medicamentos e outras recomendações receitadas pelo médico, viu? Além disso, é sempre bom consultar um especialista antes de começar a ingerir a bebida, e o indicado é não ultrapassar três xícaras por dia.

Isso porque alguns chás são contraindicados para certos grupos, como grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos. No caso específico da pata-de-vaca, seu uso deve ser reduzido por pessoas que sofrem de hipoglicemia, e há indícios de que exagerar na dose aumente os riscos de hipotireoidismo e diarreia.

Leia também: Pedro Scooby faz jejum intermitente 18:6, conheça a prática

Chá de pata-de-vaca ajuda no controle do diabetes?

Estudos iniciais realizados em ratinhos mostraram que a planta também tem ação hipoglicemiante, ou seja, capaz de diminuir os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Essa função seria especialmente benéfica para as pessoas com diabetes, mas as pesquisas ainda são muito iniciais, e não há nenhuma que tenha testado os efeitos da erva em humanos.

Como preparar o chá de pata-de-vaca

Ingredientes:

  • 20g de folhas de pata-de-vaca;
  • 1L de água.

Modo de preparo:

Adicione as folhas na água fervente, desligue o fogo, tampe e, então, aguarde cinco minutos. Por fim, é só coar e beber!

Referência: Nathália Silva Mathias, Fernanda Norbak Dalla Cort , Leila Zanatta. A Utilização De Chás Por Pacientes Diabéticos Como Terapia Complementar. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/8251/2_15345113923493_8251.pdf.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.