Waterless beauty: Conheça os produtos de beleza sem água

Beleza Bem-estar
17 de Setembro, 2021
Waterless beauty: Conheça os produtos de beleza sem água

Beleza sem água. O termo em inglês waterless beauty é mais que um modismo, pois tem foco em produtos que fazem bem para a pele e para o meio ambiente. Mas, mesmo diante da necessidade de se pensar e agir de forma cada vez mais sustentável, essa ainda é considerada uma grande novidade no mercado.

Geralmente, a água é usada em cosméticos tanto para dissolver quanto para facilitar a aplicação na pele. E pode ainda estar ali apenas para “preencher” a embalagem. Ou seja, é um recurso muito comum da indústria, mas nem sempre positivo, pois também causa maior chance de proliferação de germes e bactérias, além de aumentar o uso de conservantes.

“A água é um dos ingredientes mais comumente encontrados nos cosméticos, seja por sua propriedade diluente ou para melhorar o aspecto sensorial. Mas, o problema é que, onde há água, há bactérias, e, para evitar contaminação, muitas vezes a indústria lança mão de conservantes, o que pode levar a irritações na pele”, explica a dermatologista Fátima Tubini. 

Leia também: Cabelos no verão: Cuidados essenciais para ter com os fios

Vantagens dos produtos sem água

No caso dos produtos sem água, a formulação tem como objetivo aumentar a potência dos produtos e atingir maior eficácia na pele. Não há necessidade de usar conservantes como acontece com os outros. 

“Os shampoos em barra, por exemplo, são mais práticos para carregar e seus ingredientes são naturais e orgânicos, ao contrário dos shampoos convencionais, que são diluídos em água e acabam necessitando do uso de conservantes na sua composição. Dessa forma, esse tipo de produto trata os fios sem agredir o couro cabeludo”, afirma a médica. 

Waterless beauty e o meio ambiente

Com relação à preservação do meio ambiente, o uso de produtos sem água traz grandes vantagens. Primeiro, por conta do próprio uso de água na formulação, que é grande na maior parte dos produtos. Depois, em razão das embalagens, já que a indústria da beleza é grande responsável pelo uso delas, especialmente as plásticas, que não podem ser recicladas. 

“Muitos dos produtos de beleza sem água não são armazenados em embalagens plásticas, pois são shampoos, condicionadores e outros produtos em base sólida”, esclarece a dermatologista. 

Confira dicas de produtos sem água

  • Máscara facial de argila vermelha, Kiko Milano
  • Esfoliante em pó, L’Occitane en Provence
  • Shampoo e condicionador nutritivo em barra, Lola Cosméticos
  • Sabonete facial em barra, Orla Skincare

Leia também: Ingredientes naturais que valem por um botox

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!