Chá de cedrico: Propriedades e benefícios
O cedrico é uma planta brasileira de propriedades medicinais, e o chá de cedrico, feito a partir de suas folhas, é excelente para fortalecer a imunidade, combater doenças de fundo inflamatório, além de beneficiar a pele e prevenir o envelhecimento precoce. O cedrico é principalmente encontrado na região Sul, em estados como o Paraná.
Leia também: Chás para aliviar a dor muscular: Conheça os melhores
Benefícios do chá de cedrico
Controla o nível de açúcar no sangue
Primeiramente, a bebida é recomendada para pacientes de diabetes por ser eficaz no controle da glicemia. Em resumo, o cedrico possui propriedades que auxiliam no controle da presença da glicose, ou seja, do açúcar, na corrente sanguínea.
Leia também: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes
Facilita a perda de peso
É também devido ao potencial regulador do chá que ele ajuda na perda de peso. Ou seja, ao melhor controlar a presença de açúcar no sangue, o chá de cedrico também facilita o emagrecimento, afinal, o nível de açúcar no sangue afeta a fome.
Leia mais: Emagrecer e perder peso: Qual é a diferença?
Previne doenças no fígado
Ainda, o consumo da planta pode prevenir doenças hepáticas, ou seja, aquelas que danificam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Basicamente, pode diminuir a quantidade de gordura que se deposita no fígado, sendo assim, prevenindo doenças como a esteatose hepática, uma doença comumente ligada à obesidade e ao sobrepeso, como demonstrado em um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Leia também: Adolescentes que pulam o café da manhã têm maior risco de obesidade
Como preparar o chá de cedrico
- Os ingredientes necessários são apenas algumas folhas secas de cedrico (podem ser obtidas em lojas de produtos naturais) e água fervente
- Para tornar o chá ainda mais potente, recomenda-se a adição de canela
Contraindicações e riscos do chá de cedrico
A princípio, o chá de cedrico não implica em riscos para a saúde. Porém, é recomendável consultar um médico de confiança antes de colocar a bebida no cardápio.