Adolescentes que pulam o café da manhã têm maior risco de obesidade

Alimentação Bem-estar
11 de Março, 2020
Adolescentes que pulam o café da manhã têm maior risco de obesidade

Adolescentes podem correr maior risco de ter obesidade devido a um simples hábito: pular o café da manhã, confirmou um estudo.

É durante a adolescência que se passa por um estágio crítico de desenvolvimento do organismo. Dessa forma, há forte influência sobre o metabolismo. Portanto, é possível relacionar a maior chance de desenvolver obesidade nesse período da vida.

Nesse sentido, um estudo foi desenvolvido sobre a relação entre pular o café da manhã e a ocorrência de obesidade em adolescentes. Assim, cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) afirmam: a maior parte dos adolescentes com obesidade tem o hábito de não tomar café da manhã.

Leia mais: Entenda como pular o café da manhã pode engordar

Café da manhã x obesidade: Entenda a relação

Cerca de 900 voluntários na faixa etária de 12 a 17 anos tiveram seus hábitos alimentares analisados durante o estudo. Por fim, foi possível observar que os jovens com maior massa corporal e circunferência da cintura tinham algo em comum: todos pulavam a refeição matinal. 

Conclusivamente, os pesquisadores assumem que, ao pular a refeição inicial do dia, os adolescentes sentem fome após algumas horas. Assim, acabam optando por alimentos de “fácil consumo”: fast food, salgadinhos e bolachas. Ou seja, alimentos hipercalóricos, ultraprocessados e repletos de sódio e gordura trans.

Leia também: Como ter um café da manhã saudável – de acordo com Harvard

Por que o risco é maior para adolescentes?

Outros fatores certamente influenciam o risco individual de cada adolescente desenvolver ou não obesidade. Entretanto, o risco é geralmente maior nessa fase da vida por essa tratar-se de uma fase de desenvolvimento do corpo e de grande desregulação hormonal. Portanto, a ocorrência de obesidade não é inerente a todos os adolescentes, mas o risco é comprovadamente maior nessa fase da vida.

Leia também: Como o café da manhã pode ajudar a emagrecer

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas