Como o café da manhã pode ajudar a emagrecer

27 de setembro, 2019

Muitas pesquisas já sinalizaram que tomar café da manhã é importante para a manutenção do peso, metabolismo e boa saúde geral. 

Agora, as evidências ficam ainda mais fortes: um novo estudo descobriu que comer regularmente uma refeição matinal substancial afeta diretamente o funcionamento das células de gordura no corpo, alterando a atividade dos genes envolvidos no metabolismo das gorduras e na resistência à insulina. 

As descobertas sugerem que o café da manhã pode ajudar a diminuir o risco das pessoas para diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares – e mesmo que uma refeição matinal aumente o consumo total de calorias de uma pessoa, essas calorias podem ser compensadas por outra queima de energia benefícios.

Café da manhã e emagrecimento

No estudo, publicado no periódico americano Journal of Physiology, os pesquisadores acompanharam 49 pessoas com idades entre 21 e 60 anos que tomam café da manhã ou jejuam até o meio do dia, todos os dias durante seis semanas. 

As pessoas do grupo do café da manhã foram convidadas a comer 700 calorias até 11 da manhã, sendo que pelo menos metade dessas calorias deveriam ser ingeridas até duas horas depois de acordar. 

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Antes e depois do estudo, os pesquisadores mediram o metabolismo, a composição corporal e a saúde cardiovascular e metabólica de todos. 

Eles também fizeram biópsias de suas células adiposas para medir a atividade de 44 genes e proteínas diferentes relacionados ao metabolismo e outros processos fisiológicos, bem como a capacidade das células de absorver açúcar, que é a resposta do corpo à alteração dos níveis de insulina.

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Foi constatado que em pessoas que tinham pesos saudáveis, o consumo de café da manhã, apesar de aumentar a ingestão total de calorias, estimulou o gasto energético.

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