Chá de cebola: Benefícios e como preparar
Se você é do tipo que busca remédios naturais quando está doente, já pode ter usado o chá de cebola para combater uma gripe ou resfriado. Devido à abundância de antioxidantes e vitaminas, a bebida costuma ser uma alidada de diversos problemas respiratórios e até mesmo para a garganta.
Entre as vitaminas presentes em sua composição, o chá de cebola é especialmente rico em vitamina A, B6 e vitamina C, que é favorável ao sistema imunológico. Além disso, ele é repleto de sais minerais essenciais para a saúde, como o ferro.
Fluidos quentes – como chá – podem ajudar a aliviar os sintomas e diminuir a congestão nasal. Portanto, embora o chá de cebola não consiga por si só curar um resfriado, suas propriedades antioxidantes e de hidratação podem aliviar os sintomas.
Benefícios do chá de cebola
Protege a saúde do estômago
Graças ao poder anti-inflamatório, o chá ajuda a tratar diversos problemas no corpo, inclusive questões relacionadas à saúde do estômago. Nesse sentido, age na regulação do pH do estômago, além de possuir ação diurética, o que previne o inchaço e a retenção hídrica, além de ajudar no controle do apetite.
Previne diversas doenças
As cebolas contêm um polifenol chamado quercetina, que está associado a um desempenho mental e físico aprimorado e a um risco reduzido de infecção. Ainda, a quercetina é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antivirais.
Combate a anemia
Por possuir grande quantidade de ferro, atua no combate da anemia, ou seja, a redução na quantidade de hemoglobina. Portanto, esse chá pode ser um grande aliado no tratamento dessa condição.
Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha
Melhora a respiração
Quando vírus infectam seu corpo, eles causam inflamação nas membranas que revestem seu nariz e garganta, dificultando a respiração. Contudo, as propriedades anti-inflamatórias da quercetina podem ajudar a aliviar a inflamação na região, combatendo esses sintomas.
Leia também: 6 chás que ajudam a dormir melhor
Como fazer chá de cebola
- 1 cebola;
- Aproximadamente 1 xícara de água;
- Mel – opcional;
- 2 dentes de alho – opcional;
- Gengibre – opcional;
- Suco de limão – opcional.
Retire a casca da cebola, lave com cuidado e pique. Separe uma colher de sopa de cebola picada. Ferva a água, em seguida coloque a cebola e deixe em fogo baixo por alguns minutos. Espere amornar, coe e sirva com mel e demais ingredientes.
Leia também: Mel com limão: Remédio para tudo ou lenda urbana?