Cardápio saudável para toda a família: Como montar
Pode parecer um desafio montar um cardápio saudável semanal e que agrade a toda a família. Mas, acredite: é mais que possível. Além disso, um cardápio balanceado não é sinônimo de restrição, ou seja, nem você ou sua família vão precisar comer apenas salada todos os dias. Também é preciso levar em consideração as vontades de cada pessoa da casa.
Como montar um cardápio saudável semanal para toda a família
As preferências individuais devem ser consideradas
Antes de definir o cardápio, é importante saber o que cada pessoa gostaria de incluir no cardápio e o que não faz tanta questão. Com certeza, se for algo que não seja parte de uma alimentação saudável, é possível substituir por uma versão amigável à dieta.
Mantenha a organização fazendo listas para o cardápio saudável
Como o menu de um restaurante, tenha o cardápio da casa como algo fixo, ao menos semanalmente. Dessa forma, será mais fácil e rápido o processo de adaptação de toda a família e também facilitará na hora de preparar as refeições. Se necessário, mantenha uma lista das refeições diárias, como o exemplo abaixo:
- Café da manhã: Iogurte, frutas, suco, café e queijo branco
- Almoço: Salada de folhas e legumes, salmão grelhado e 1/2 avocado
- Lanche da tarde: Kefir e granola
- Jantar: Legumes grelhados, salada de quinoa, falafel e homus
Leia também: Como montar uma geladeira saudável nos tempos de coronavírus
Não compre o que não pretende comer
Se não pretende incluir na dieta, por exemplo, industrializados, doces, alimentos ricos em sódio e açúcar, então não compre. Uma vez que esses alimentos estão por perto, dentro de casa, eles se tornam muito mais tentadores e é fácil sabotar a dieta.
Leia mais: Como montar uma lista de compras saudável
Priorize frutas e vegetais no cardápio saudável
Frutas e vegetais devem ser a base de toda dieta. Sendo assim, é importante que frutas, legumes e verduras componham a base do cardápio, pois esses alimentos são rico em nutrientes e promovem grande sensação de saciedade devido à abundância em fibras.
Redefina a ideia de “lanche”
Muitas crianças são criadas entendendo a “hora do lanche” como o momento de comer doces e industrializados no meio da tarde. Porém, essa ideia deve ser mudada. Para o lanche, incentive que a criança prefira uma fruta, um cereal ou um iogurte e evite ao máximo que ela consuma alimentos processados.
Leia mais: Receitas leves e saborosas para o lanche da tarde