Cardápio da Copa: prepare receitas saudáveis de diferentes países!
Você já combinou com amigos e familiares: este ano, vocês assistirão aos jogos do Brasil na Copa do Mundo em casa, em um clima descontraído e mais íntimo. E se você ainda não decidiu o menu para esses dias, aqui vai uma ideia criativa: faça um cardápio da Copa e sirva receitas (ou suas versões mais saudáveis) inspiradas em diferentes países!
Cardápio da Copa
Brasil: coxinha fit
São tantas as delícias típicas do Brasil que fica difícil escolher uma só, não é mesmo? Contudo, a coxinha não tem erro: é amada em todos os cantos do país.
Ingredientes:
- 2 xíc (chá) de peito de frango cozido e desfiado;
- 4 xíc (chá) de batata-doce cozida e amassada;
- 1 xíc (chá) de farelo de aveia;
- 100ml de água filtrada;
- 2 ovos;
- 2 xíc (chá) de palmito picado em cubinhos;
- 2 col (sopa) de azeite de oliva;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 4 xíc (chá) de farinha de aveia ou farinha de linhaça.
Modo de preparo:
Primeiramente, misture bem as batatas amassadas com a água — para facilitar, bata no processador ou liquidificador — até obter uma massa macia e homogênea. Em seguida, acrescente os ovos, o farelo de aveia e tempere a gosto, reservando depois.
Então, tempere o frango desfiado e acrescente o palmito e o azeite. Assim, pegue um pouco da massa na mão, abra e coloque o recheio, fechando em formato de coxinha.
Por fim, passe as coxinhas da linhaça (você pode passar em um ovo batido antes, para ajudar a grudar) e asse no forno preaquecido a 180°C por 40 minutos ou até dourar.
Catar: kousa mahshi
Trata-se de uma abobrinha recheada com arroz e carne moída, que pode ser mergulhada em molho de tomate ou iogurte.
Ingredientes:
- 6 abobrinhas pequenas;
- 300g de patinho moído;
- 150g de arroz;
- 2 col (sopa) de azeite;
- 1 maço de hortelã;
- Sal a gosto;
- Molho de pimenta de sua preferência a gosto;
- Sal a gosto;
- 2 dentes de alho;
- 300g de molho de tomate caseiro;
- 1 cebola picada.
Modo de preparo:
Primeiramente, em uma vasilha, misture a carne moída, o arroz cru, o molho de pimenta, o sal, os dentes de alho moídos, a hortelã picada (aproximadamente duas colheres de sopa) e o azeite até formar uma massa homogênea e reserve.
Então, corte uma das extremidades da abobrinha, cave cuidadosamente com a ajuda de uma colher para retirar a polpa e faça furos por toda a extensão da abobrinha com um garfo — isso evitará que o vegetal rache durante o cozimento.
Em seguida, cubra o fundo de uma panela com um pouco de azeite, refogue a cebola picada e disponha as abobrinhas no fundo. Por fim, acrescente o molho de tomate e cubra com água, deixando cozinhar em fogo baixo até que o recheio fique cozido. Na hora de servir, você pode cortar as abobrinhas em rodelas para passar um ar de petiscos.
Leia também: Como manter a dieta vendo um jogo da Copa no bar?
Cardápio da Copa – Alemanha: chucrute
O chucrute é, tradicionalmente, uma conserva de repolho fermentado. Pode ser feito também com folhas de repolho firmes e com outros vegetais em conjunto.
Ingredientes:
- 1 repolho roxo ou branco grande;
- 3 col (sopa) de sal grosso moído ou sal marinho;
- Temperos a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, higienize bem o repolho, seque-o e corte em fatias bem finas. Em seguida, despeje em um recipiente com o sal, misturando bem e amassando com as mãos. Então, deixe descansar por cinco minutos e volte a amassar até perceber que o repolho soltou bastante água.
Assim, acrescente temperos a gosto, coloque em um recipiente hermético e acrescente uma salmoura por cima, deixando uma distância de um dedo da mistura para a tampa. O pote deve ficar bem fechado e em um local escuro e fresco, pois o processo de fermentação precisa ocorrer (o ideal é que o armário não seja aberto com frequência e fique longe do fogão).
Por fim, espere alguns dias e sirva com tiras de carne de porco (lombo e filet mignon são opções muito saudáveis!).
Itália: pizza low carb
A pizza é um prato típico da Itália que cai muito bem em comemorações e reuniões entre amigos.
Ingredientes:
- 220g de farinha de couve-flor;
- 1 xíc (chá) de farinha de amêndoas;
- 3 ovos peneirados;
- 2 col (sopa) de parmesão ralado;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Molho de tomate caseiro;
- Tomates-cereja;
- 2 alhos picados;
- Orégano.
Modo de preparo:
Primeiramente, bata as farinhas, os ovos, um pouco de sal e pimenta no liquidificador. Então, misture o alho na massa, coloque numa assadeira forrada com papel-manteiga e leve para assar a 180 graus por aproximadamente 25 minutos ou até dourar por cima.
Por fim, recheie a massa com molho de tomate caseiro, parmesão ralado, tomatinhos cortados ao meio e orégano. Volte pro forno apenas para derreter o queijo, e corte em pedaços pequenos na hora de servir.
Cardápio da Copa – Argentina: mini empanadas fit
Equivalente ao pastel português, é uma preparação individual de massa de farinha recheada e assada em forno ou frita.
Ingredientes:
- 350g de batata-doce cozida;
- 200g de farinha de aveia sem glúten;
- 2 col (sopa) de azeite de oliva;
- 1 col (sopa) de fermento químico em pó;
- 1 cenoura ralada crua;
- 1/2 cebola picada;
- 1/2 xíc de ervilha;
- 1 pitada de sal.
Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela coloque a cebola para refogar no azeite, adicione a ervilha, a cenoura, o sal e misture por alguns minutos — reserve.
Então, em uma tigela, acrescente a batata-doce já cozida e descascada e incorpore com as mãos a farinha de aveia, o fermento e o azeite até formar uma massa homogênea. Em seguida, coloque a massa entre dois pedaços de papel-manteiga e abra com um rolo de macarrão.
Assim, corte a massa em círculos e coloque porções do recheio dentro deles, dobrando como se fosse fechar uma massa de pastel. Por fim, leve para assar em forno médio (200°C) por aproximadamente 15 minutos ou até dourar. Você pode pincelar um ovo batido em cima das empanadas para dourar e criar outros recheios.
Espanha: tapas de tomate e queijo
Tapas, na Espanha, são aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida, que pode ser alcoólica ou não.
Ingredientes:
- 2 pães tipo baguete grande (de preferência, integral);
- 6 tomates picados (retire as sementes);
- 250g de queijo ralado de sua preferência;
- 60g de azeitonas em rodelas;
- 1 cebola;
- 3 dentes de alho;
- Sal a gosto;
- Azeite a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, corte a baguete em fatias grossas, leve-as a torrar no forno preaquecido a 180ºC, retire e reserve. Então, pique a cebola e os dentes de alho, amasse os tomates até formar uma pastinha grossa e reserve.
Em seguida, em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente os tomates e as azeitonas e tempere com sal, deixando cozinhar.
Por fim, monte as tapas: coloque sobre as fatias de pão a pasta de tomate, o queijo ralado e leve para assar até derreter.
Cardápio da Copa – Inglaterra: fish and chips na airfryer
Consiste em um peixe frito empanado acompanhado por batatas fritas. Inicialmente era vendido embrulhado em folhas de jornal, como ainda acontece em algumas regiões do país.
Ingredientes:
- 600g de filé de tilápia cortado em tiras;
- Suco de 1 limão;
- Sal e pimenta a gosto;
- 2 ovos;
- 1 +1/2 xíc de farinha de aveia;
- 2 xíc de flocão de milho;
- 6 batatas;
- Azeite a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, prepare o peixe: tempere as tiras com limão, sal e pimenta. Então, empane na farinha de aveia, nos ovos batidos e no flocão de milho, nessa sequência (você pode fazer o processo mais de uma vez para ficar bem crocante).
Em seguida, lave e corte as batatas em tiras (você pode descascar ou não). Assim, tempere-as com sal, pimenta e azeite.
Por fim, leve os peixes e as batatas para assar na airfryer a 180°C por 30 minutos ou até que fiquem dourados (pode ser necessário retirar o peixe antes).
Leia também: Snacks saudáveis para assistir aos jogos da Copa
França: steak tartare
Para finalizar o Cardápio da Copa, não podia faltar a França! Na verdade, ele foi inventado na Alemanha, mas se popularizou na França. Trata-se de um pedaço de carne crua e finamente picada, misturada com vários condimentos e servida com uma gema de ovo crua.
Ingredientes:
- 200g de filé mignon fresco;
- 1 col (sopa) de cebola picada;
- 1 col (sopa) de pepino em conserva picadinho;
- 1 col (chá) de alcaparra picada;
- 1 col (sopa) de ketpchup;
- 1 col (sopa) de mostarda Dijon;
- 4 gotas de molho de pimenta vermelha;
- 1 gema;
- 8 gotas de molho inglês;
- 1 col (sopa) de ciboullete picada (pode ser cebolinha);
- 1 col (sopa) de salsinha picada;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino moída a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, com a ponta de uma faca bem afiada, corte o filé mignon em cubos bem pequenos. Então, em uma vasilha, coloque a carne e todos os outros ingredientes. Por fim, misture bem, coloque em pratinhos e sirva imediatamente.