Copa do Mundo: como é a rotina de treinos dos jogadores?

Bem-estar Movimento
21 de Novembro, 2022
Copa do Mundo: como é a rotina de treinos dos jogadores?

A Copa do Mundo do Qatar começou no último domingo (20). O torneio acontece a cada quatro anos, mas a preparação dos jogadores é constante. Sendo atletas de alto rendimento, eles precisam seguir uma rotina de treinos intensa, capaz de oferecer as condições necessárias para uma boa performance dentro das quatro linhas. 

De acordo com Lucas Faria, preparador físico do Botafogo Futebol SA, jogadores profissionais de futebol costumam trabalhar todos os dias da semana durante dois períodos – geralmente de manhã e à tarde. “Normalmente, os atletas têm somente um dia de descanso. É uma rotina bem puxada em relação a treinamento”, comenta.

Além disso, eles se apresentam por volta das 8h no centro de treinamento e começam as atividades às 9h. Os treinos têm durações variadas e são intercalados com momentos de refeições apropriadas.

Rotina de treinos

Lucas explica que o foco principal são os treinos com bola, os quais ajudam bastante no que diz respeito a preparação física dos jogadores. Além disso, também existe um trabalho de treinamento analítico isolado. Nele, busca-se explorar as habilidades técnicas fora do campo.

“De forma geral, é comum apostar em treinos com alta intensidade e velocidade, mas com baixa duração”, explica.

Os jogadores também realizam exercícios de mobilidade, importantes de serem incluídos antes dos treinos e dos jogos. Além disso, existem exercícios específicos que ajudam a prevenir possíveis lesões em campo.

Os times também investem em treinos voltados para determinados objetivos, por exemplo, melhora da potência e estabilidade, mais rapidez na corrida ou mais força e velocidade. Cada um deles exige um conjunto particular de exercícios e eles são feitos dentro e fora das academias.

Leia também: Saúde na copa do mundo: dicas para se cuidar

Descanso

Apesar de terem uma rotina de treinos bastante intensa, os jogadores também devem ser submetidos a um tempo de descanso adequado. Geralmente, esse tempo é de 48 horas. Entretanto, o preparador físico explica que a agenda dos atletas muda conforme o momento da temporada.

“Na pré-temporada, por exemplo, são mais exercícios de força com uma frequência maior. Durante a temporada competitiva, o estímulo é diferente. Então os focos maiores são os trabalhos de força e potência”, esclarece.

Fonte: Lucas Faria, preparador físico do Botafogo Futebol SA

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!