Quais os melhores carboidratos da ceia de Natal?
Durante as comemorações de Natal, as opções geralmente são tantas que é normal ficarmos em dúvida sobre o que escolher para comer – principalmente para quem busca manter uma alimentação mais equilibrada. Sim, a gente sabe que não tem problema deixar de lado as preocupações com as calorias e os macronutrientes em alguns casos. Mas há aquelas pessoas que querem sim fazer escolhas mais saudáveis, e se questionam sobre quais seriam os melhores carboidratos para colocar no prato da ceia.
Leia também: Como aproveitar as sobras de fim de ano com segurança
Carboidratos para a ceia: combinações inteligentes
Antes de falarmos sobre as melhores fontes de carboidratos para incluir na sua refeição natalina, a nutricionista Maria Fernanda Kawabata dá uma dica essencial: devemos nos atentar também à combinação dos alimentos.
“O ideal é escolher uma fonte apenas, ou servir-se com pouca quantidade de cada”, ela diz. “Então, se já escolheu arroz ou batata, deixe o macarrão de lado e procure proteínas, legumes e verduras”, complementa.
Então, para facilitar as coisas, a especialista recomenda pensar na composição do prato, dividindo-o em partes. Assim, preencha um quarto dele com os carboidratos, o outro quarto com as proteínas, e capriche a metade que sobrar com vegetais.
“Para quem tem mais ansiedade, vale começar com um prato cheio de folhas cruas para acalmar um pouco os ânimos. Sem tanta fome, conseguimos discernir melhor sobre as opções mais interessantes.”
Além disso, tome cuidado com os molhos pesados e cheios de gorduras – eles são capazes de transformar um prato leve em uma refeição bem calórica. “Escolher os cortes de carnes mais magros também é de grande valia. Caso não tenha muita opção, retire a pele e as gordurinhas aparentes”, explica Maria Fernanda Kawabata.
Não sabe quais são as alternativas mais indicadas? Confira nossa matéria sobre as melhores proteínas para o Natal!
Por fim, nada de fazer jejum e ficar com fome o dia todo pensando na ceia, viu? As chances de você exagerar e fazer piores escolhas são muito grandes. “Coma adequadamente durante o dia, todas as refeições. E cuidado com as sobremesas. Não adianta focar em um prato bacana e depois se acabar nos doces. Escolha uma opção que mais gosta e em uma poção aceitável, sem exageros.”
Como escolher os carboidratos para a ceia?
Não existe vilão ou mocinho: todas as alternativas podem ser válidas se você adotar alguns truques. Confira:
1 – Arroz natalino
O arroz, seja sozinho ou com acompanhamentos (como as famosas passas), é presença marcada na ceia. E tende a ser uma ótima pedida! “É um cereal rico em carboidrato e possui fósforo, ferro e potássio em sua composição. Inclusive, dependendo do que for colocado junto com ele, pode trazer mais nutrientes (vitaminas, minerais, fibras) e benefícios para o organismo”, afirma a nutricionista.
O arroz integral passa por menos processamento, tem os nutrientes mais preservados e carrega mais fibras, o que contribui para a saúde do intestino e garante mais saciedade. Contudo, não é todo mundo que é fã desse alimento.
Para quem não gosta, a especialista indica complementar o arroz branco com ingredientes como cenoura ralada, beterraba ralada ou brócolis. “Temos ainda como adicionar milho, ervilha e uva passa para deixar o prato com melhor valor nutricional.”
2 – Macarrão e massas em geral
O macarrão e as massas no geral recebem a fama de grandes vilões. Mas não são, necessariamente, ruins. “Além da opção tradicional (com farinha de trigo refinada), temos o integral com mais fibras, vitaminas e minerais em sua composição. Ambas são fontes de energia com baixos teores de sódio, gorduras e colesterol”, conta a especialista.
Nesse caso, vale ficar de olho no tipo de preparação, nos acompanhamentos (como molhos gordurosos demais, bacon e óleos), na quantidade consumida e na combinação feita. “Existem preparações bem interessantes com macarrão ou massas. Por exemplo: saladas (com atum, sardinha e ovos) ou molhos mais leves.”
3 – Salada de batata
A famosa salada de batata é outra fonte de carboidrato tradicional nas festas de fim de ano. Segundo Maria Fernanda Kawabata, ela seria uma excelente opção se não fosse o acréscimo da maionese.
“Ela torna o prato muito calórico, rico em gorduras de má qualidade e com sódio”. O que fazer? Maneirar no ingrediente, ou trocar por outro que deixe a preparação tão saborosa quanto, mas mais saudável.
“Pastas feitas de iogurte, requeijão, grão-de-bico ou ovos são muito bem-vindas. No entanto, para uma pessoa saudável, comer uma porção pequena em um prato equilibrado e apenas em datas especiais não deve ser um problema para saúde. O risco surge com a quantidade exagerada e com a frequência do consumo”, finaliza.
Fonte: Maria Fernanda Kawabata, nutricionista.
Leia também: Cardápio de verão: ideias leves e refrescantes para a estação