Como aproveitar as sobras de fim de ano com segurança

Alimentação Bem-estar Casa
19 de Dezembro, 2023
Como aproveitar as sobras de fim de ano com segurança

Durante as comemorações de Natal e Ano Novo, as celebrações muitas vezes são marcadas por refeições fartas e agradáveis. Contudo, a questão de como lidar com as sobras das festas de fim de ano é crucial para evitar riscos à saúde. Na intenção de alertar sobre práticas seguras de armazenamento e consumo, a nutricionista Natalia Barros e a médica endocrinologista e metabologista Dra Thais Mussi compartilharam suas perspectivas sobre o assunto. Não perca:

Leia também: Melhores proteínas para a ceia de Natal

Posso reaproveitar as sobras de fim de ano?

Comer sobras da ceia não é prejudicial, enfatiza Natalia Barros, desde que haja um cuidado com a manipulação e o armazenamento. Os principais riscos estão associados à contaminação bacteriana. O problema pode ocorrer se não refrigerarmos os alimentos corretamente, se os armazenarmos por muito tempo ou se o reaquecimento não for seguro.

Para garantir a segurança, Natalia recomenda colocar as sobras na geladeira ou freezer dentro de duas horas após o preparo ou exposição, em recipientes herméticos, preferencialmente de vidro. “É importante dividir grandes quantidades em porções menores, manter a geladeira abaixo de 4°C e o freezer a -18°C, consumir as sobras em três ou quatro dias ou congelar para períodos mais longos, atentando-se ao reaquecimento a 74°C”, lista ela.

Na dúvida, Natalia elenca os alimentos mais seguros para consumo nos dias seguintes às festas:

  • Vegetais cozidos: armazene em recipientes herméticos na geladeira por até três a quatro dias;
  • Saladas frescas: devemos guardá-las em recipientes herméticos, separando os molhos até o momento de servir. Assim, podemos consumi-las dentro de um a dois dias;
  • Frutas frescas: armazene em recipientes ou sacos próprios para alimentos na geladeira. Consuma dentro de alguns dias para manter a qualidade;
  • Guarnições à base de grãos: arroz, quinoa, e outros grãos podem ir para a geladeira em recipientes herméticos, com prazo de três a quatro dias;
  • Sobremesas refrigeradas: doces como tortas ou sobremesas à base de frutas podem ficar na geladeira por alguns dias.

“Para identificar se as sobras estão apodrecendo, não tem mistério, é prestar atenção a sinais como mau odor, mudança de cor, textura alterada, mofo ou gosto estranho. Na presença de qualquer dessas características, descarte as sobras”, recomenda.

Outras dicas

A Dra Thais Mussi concorda que, geralmente, comer sobras da ceia não faz mal, desde que em boas condições de armazenamento e reaquecimento. “Resfriar rapidamente as sobras e armazená-las em recipientes herméticos, mantendo a geladeira abaixo de 5°C deixa a comida segura por três a quatro dias”, resume ela.

A médica chama atenção para adequações em locais mais quentes do país. “Em climas mais quentes, onde a temperatura ambiente é mais alta, os alimentos não podem ficar expostos à temperatura ambiente por mais de 1 hora. A razão disso é evitar a zona de perigo de temperatura entre 5°C a 60°C, onde as bactérias podem se multiplicar rapidamente”, explica.

Frente a isso, a endocrinologista cita alimentos como nozes, frutas secas, biscoitos, pães, frutas e vegetais frescos, doces e sobremesas não perecíveis, grãos e massas cozidos, carnes bem cozidas e conservas como opções mais seguras para guardar e consumir após a ceia.

Leia também: Como substituir ingredientes calóricos na ceia? Veja receitas!

Sobras de fim de ano: melhor não!

A Dra Thais sugere prestar atenção a alimentos altamente perecíveis ou que ficaram sob temperatura ambiente por um período prolongado.  Eles geralmente não devem ser guardados e reutilizados. Por exemplo:

  • Pratos com creme ou maionese: se ficaram fora da geladeira por mais de duas horas (uma hora em climas quentes), devemos descartá-las, por conta do alto risco de desenvolvimento bacteriano;
  • Frutos do mar: são particularmente suscetíveis à deterioração e à contaminação bacteriana. Se eles foram mantidos fora da refrigeração por muito tempo, o risco de intoxicação alimentar aumenta consideravelmente;
  • Carnes mal passadas ou cruas: elas podem abrigar bactérias perigosas. Se essas carnes permanecerem fora da refrigeração por mais de duas horas, não podemos consumi-las posteriormente;
  • Saladas com molhos à base de ovos ou laticínios: saladas, especialmente aquelas com molhos à base de ovos ou laticínios (como molho de salada ceasar), podem se tornar perigosas rapidamente quando mantidas em temperatura ambiente;
  • Alimentos que já estavam no limite da validade: se algum alimento consumido na ceia já estava próximo do fim de sua validade, é melhor não guardá-lo para consumo posterior.

“De modo geral, qualquer alimento que tenha ficado à temperatura ambiente por mais de duas horas, especialmente em climas quentes, deve ser descartado”, arremata a médica.

Ambas as especialistas concordam que a segurança alimentar é crucial durante as festas de fim de ano. Desse modo, incentivam as pessoas a seguirem práticas seguras para garantir uma celebração saudável e livre de riscos à saúde.

Fontes: Natalia Barros, nutricionista mestre em Ciências e fundadora da NB Clinic; e Dra Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer