Cambuci: Propriedades e benefícios da fruta
O cambuci é uma fruta nativa da Mata Atlântica, portanto, encontrada principalmente na região Sudeste. Parente da goiaba, da pitanga e da jabuticaba, tem sabor ácido, formato peculiar (há quem a descreve como um “disco voador”) e cor verde. Assim como a uvaia, ela é hoje uma fruta cuja existência está ameaçada.
Benefícios de consumir o cambuci
Fortalece a imunidade
Rica em antioxidantes (taninos) e especialmente em vitamina C, o consumo dessa fruta pode ajudar a fortalecer a imunidade, pois ajudará a prevenir inflamações e infecções no corpo. Além disso, ajuda na cicatrização e cura do corpo, também combatendo os radicais livres.
Leia mais: Alimentos com mais vitamina C que a laranja
Ajuda no controle do nível de açúcar
Segundo um estudo promovido por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), as propriedades do cambuci podem reduzir a intolerância à glicose, ou seja, a condição metabólica que geralmente precede o diagnóstico de diabetes. Além disso, essas mesmas propriedades também ajudam a amenizar inflamações no tecido adiposo, o que pode consequentemente facilitar o emagrecimento (perda de gordura corporal).
Leia também: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes
Favorece a respiração
Além de poder ser consumido in natura e ser usado no preparo de doces, é possível fazer o chá de cambuci, que favorece a respiração e a saúde pulmonar de forma geral. A princípio, a bebida ajuda na eliminação de secreção, catarro, promove o alívio da tosse, da congestão do peito e melhora o fluxo do ar.
Protege a saúde dos olhos
É fonte de betacaroteno, um carotenoide que desempenha papel vital na saúde dos olhos, além de reduzir o risco de degeneração macular.
Como consumir o cambuci
- In natura
- Saladas de frutas
- Sucos, vitaminas, smoothies e drinques
- Geleias
- Compotas, em conserva
- Chá
- Fabricação de cosméticos e medicamentos