Pitanga: Fruta brasileira cheia de benefícios

Alimentação Bem-estar
28 de Novembro, 2019
Pitanga: Fruta brasileira cheia de benefícios

A pitanga, assim como o cupuaçu, é uma fruta tipicamente brasileira. Esse verdadeiro tesouro nacional é cheio de bons nutrientes e pode nos render inúmeros benefícios à saúde. Sua aparência é um charme: ela é pequena e de cor alaranjada ou avermelhada, quando madura.

Benefícios da pitanga

Respire melhor

A pitanga é ótima para aqueles com problemas respiratórios. Assim, é capaz de melhorar as funções pulmonares de pacientes com dispneia – dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta. 

Controlar a diabetes 

Não só, ela possui antocianinas, pigmentos que dão coloração roxa e avermelhada a muitas frutas, que podem aumentar os níveis de insulina no corpo.

É low carb

Além disso, a pitanga é uma perfeita fruta para aqueles adeptos da dieta low carb. É pouco calórica e é baixa em carboidratos100 gramas dessa fruta apresentam apenas 10,2 gramas de carboidratos. Aliada para a dieta e o emagrecimento.

Leia mais: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb

Fonte de fibras 

Precisa de uma melhora no funcionamento do intestino? Essa fruta pode ajudar. A pequena fruta é ótima fonte de fibras. Fibras são imprescindíveis na dieta e precisam compor boa parte dela. Afinal, um bom funcionamento intestinal é essencial para um corpo plenamente saudável. Dessa forma, adicione pitanga na sua alimentação e a melhora será clara. 

Como consumir pitanga

Consumir a fruta, qualquer que ela seja, é sempre a opção mais fácil e prática, entretanto, sempre há maneiras de inovar a experiência. Então, saiba outras maneiras de consumir a pitanga:

  • Sucos
  • Geleias
  • Sorvetes
  • Tortas
  • Licores
  • Óleos

E, claro, o chá!

Como preparar o chá de pitanga

Primeiramente, o chá é feito a partir da folha da pitangueira e deve ser preparado como basicamente qualquer outro chá de ervas. 

Ferva 1 xícara de água, desligue o fogo e coloque um punhado de folhas da árvore de pitanga. Deixe a mistura em infusão por pelo menos 10 minutos. Depois disso, é só coar e ingerir esse chá saboroso e nutritivo.

Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia