Cabelo de criança: tricologista indica 9 cuidados importantes

Beleza Bem-estar
25 de Outubro, 2022
Cabelo de criança: tricologista indica 9 cuidados importantes

Desde o início da vida, os cabelos passam por uma série de mudanças que influenciam na forma como eles devem ser cuidados. Sendo assim, algumas etapas importantes para adultos – como a da hidratação, por exemplo – são diferentes das indicadas para o cabelo de criança.

De acordo com a tricologista Sandra Perondi, isso ocorre porque elas têm um couro cabeludo mais sensível e que pede uma atenção maior quando comparado ao das pessoas mais velhas.

Além disso, os pequenos também podem apostar em alguns truques além dos cuidados já conhecidos para manter uma boa saúde capilar. A seguir, a profissional diz quais são eles.

Leia também: Coceira na cabeça: afinal, o que pode ser e como tratar?

Cuidados com cabelo de criança

Sandra explica que, além de usar o shampoo e o condicionador, é possível postar em outros cuidados que ajudam a melhorar a saúde dos cabelos das crianças.

De acordo com ela, estas são algumas dicas simples, que podem ser encaixadas na rotina dos pequenos. Veja a seguir:

  • Massagear o couro cabeludo

“A massagem aumenta a circulação do sangue e, por sua vez, ajuda a fortalecer os folículos capilares, contribuindo com o crescimento dos fios”, explica Sandra.

Para fazer isso, ela indica o uso de óleos naturais, que também oferecem o benefício da hidratação.

“O ideal é fazer uma massagem de cinco minutos no couro cabeludo, pelo menos uma vez a cada semana. Além de ser um bom SPA para a criança, é muito relaxante!”

Leia também: Escova para fazer massagem na cabeça: veja para que serve e quais são os benefícios

  • Evitar penteados apertados

A regra para os adultos também vale para os pequenos.

“Penteados apertados podem danificar o couro cabeludo e os fios, além de fazer com que as crianças o tirem por conta do incômodo, o que também não é bom. Portanto, opte por usar os penteados que não são muito apertados no couro cabeludo.”

Leia também: Prender os cabelos: afinal, por que pode fazer mal para os fios?

  • Usar produtos suaves

Sandra explica que, para evitar a caspa, é importante usar os cosméticos adequados para o couro cabeludo.

“Usar produtos leves hidratantes, com base mais natural, de extratos vegetais e óleo vegetal, por exemplo, é uma boa forma de hidratar os cabelos das crianças sem deixar pesado ou arriscar o acúmulo de produtos no couro cabeludo e nos fios”, ela afirma.

  • Evitar química e calor

“Felizmente, o uso de relaxantes capilares está em queda e, certamente, nunca recomendamos fazer alisamentos infantis ou relaxamentos em seus filhos. Esses produtos químicos severos podem deixar queimaduras no couro cabeludo deles, além de geralmente não serem boas práticas para cuidar da saúde capilar do seu filho”, alerta a profissional.

Ela ressalta, contudo, que não são só esses procedimentos que deveriam ser evitados.

“Alisar o cabelo da criança regularmente e usar calor excessivo também pode ser prejudicial para o couro cabeludo”, aponta Sandra, se referindo a ferramentas como o secador, a prancha e o modelador.

Sendo assim, evite alisar o cabelo de crianças antes da adolescência.

“Deixar os fios em seu estado natural o maior tempo possível é a melhor forma de deixar o couro cabeludo amadurecer organicamente com a tensão mínima.”

  • Examinar o couro cabeludo periodicamente

Os sinais mais comuns de problemas no couro cabeludo são coceira, irritação, vermelhidão, queda de cabelo, entre outros. Examinando a região e os cabelos rotineiramente, é possível notar qualquer alteração. A prevenção é sempre melhor do que a cura.”

Leia também: Shampoo sem sulfato: afinal, qual é a diferença e por que trocar o seu por ele?

  • Usar shampoo regularmente

Manter a limpeza do couro cabeludo dos pequenos em dia é importante para remover qualquer descamação, suor e poeira que possam estar na região da cabeça, especialmente por que eles costumam brincar muito ao ar livre, onde ficam expostos aos agentes externos.

  • Completar o ciclo da lavagem com condicionador

Depois de lavar o cabelo da criança, siga com o condicionador mais suave para ajudar a pentear e colaborar com a maciez do cabelo”, indica Sandra.

Essa parte é importante porque o shampoo tem a função de limpar o couro cabeludo, enquanto o condicionador tem a de hidratar os fios.

“Isso é particularmente importante para o cabelo que é naturalmente mais seco e, portanto, precisa de ajuda extra para manter-se maleável.”

Leia também: Veja quais são os 5 erros mais comuns do uso do condicionador nos fios

  • Incentivar a boa alimentação

Sabemos que a alimentação tem total influência na saúde dos cabelos e isso, é claro, não muda para os pequenos. Sendo assim, como a criança se alimenta faz toda a diferença na saúde de seu couro cabeludo.

“Desenvolver um hábito regular de alimentar seus filhos com refeições bem equilibradas e que incluem frutas e vegetais vale o esforço extra. Ensinar as crianças a comer de forma saudável vai atendê-los bem fisicamente, mentalmente e emocionalmente quando crescerem.”

Leia também: Veja quais são os melhores alimentos para a saúde do cabelo

  • Considerar condições pré-existentes

De acordo com Sandra, apesar de o couro cabeludo ser considerado parte dos cuidados capilares, ele é composto por pele. Com isso, se o pequeno tem alguma condição pré-existente – como a descamação ou a dermatite, que tornam a pele seca ou oleosa –, ela também pode se manifestar na região.

Leia também: Dermatite em crianças pode piorar o rendimento delas na escola 

“Se esse for o caso, você pode criar uma rotina de cuidados capilares mais personalizados. Assim, dá para ter mais atenção ao tipo de ingredientes dos produtos usados no cabelo da criança.”

Segundo a profissional, certos elementos podem agravar o couro cabeludo e piorar sua saúde, como parabenos, sulfatos, petrolatos, corantes e fragrância sintética, por exemplo.

“Produtos simples, com poucos ingredientes e com conceito mais natural, derivados de extratos vegetais, óleos essenciais e vegetais, podem ser uma opção melhor neste caso. E sempre recomendamos consultar especialista para qualquer alteração mais severa preexistente na área”, ela finaliza.

Fonte: Sandra Perondi, tricologista e diretora técnica da rede Mais Cabello, de São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

macarrão com salmão
Alimentação Bem-estar Receitas

5 receitas de macarrão proteico para uma refeição completa!

Quer deixar o seu prato de macarrão mais proteico? Confira algumas ideias de preparo deliciosas e saudáveis

Batata ou mandioca
Alimentação Bem-estar

Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Veja dicas de como escolher entre as fontes de carboidratos

casal fazendo alongamento de pernas na academia
Bem-estar Movimento

Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Que alongar o corpo é importante, você provavelmente já sabe – a dúvida que fica é: fazer isso antes ou depois do treino? Ortopedista responde