Condicionador: 5 erros que devem ser evitados

Beleza Bem-estar
27 de Abril, 2022
Condicionador: 5 erros que devem ser evitados

A hora da higienização é fundamental para quem não abre mão dos cuidados com os cabelos. Dessa forma, além do shampoo, o condicionador é um passo essencial no processo. Porém, muitas pessoas ainda cometem alguns hábitos errados ao usar o produto. Por isso, a tricologista Viviane Coutinho aponta cinco erros e como corrigí-los.

Leia mais: Shampoo sem sal é melhor para a saúde dos fios? Profissional esclarece

5 erros que podem ser evitados na hora de usar o condicionador

1. Utilizar a fórmula errada para tipo de cabelo

De acordo com a tricologista, quem tem cabelos finos e lisos, que distribuem os óleos naturais mais facilmente, por exemplo, não deve apostar nas fórmulas muito densas. Isso porque elas acabam pesando os fios. Assim, de nada adianta usar um condicionador muito leve, específico para cabelos finos, em fios extremamente danificados. Deve-se sempre procurar o produto que melhor corresponde às necessidades dos fios, além de usar também o shampoo da mesma linha, para garantir um resultado ainda melhor.

2. Esfregar os fios ao aplicar o produto

Outro erro que também é muito cometido é aplicar o produto esfregando as pontas para que ele “penetre” a fibra. Além de danificar as mechas, pode formar nós que promovem a quebra dos fios. O ideal é massagear delicadamente o condicionador nos fios, com especial atenção para as pontas, que costumam ser mais danificadas.

3. Aplicar condicionador no couro cabeludo

Muitas mulheres ainda aplicam o condicionador no couro cabeludo, porém, o hábito pode trazer vários problemas, como disfunções que desequilibram desequilibram a pele do couro cabeludo. Por isso, o correto é aplicar apenas no comprimento, da altura da orelha para baixo, evitando a raiz. Além disso, existem condicionadores voltados para o couro cabeludo, mas não são esses encontrados facilmente em farmácias e supermercados, e devem ser usados apenas com a prescrição de um profissional.

4. Usar o produto como creme de pentear

A especialista recomendad também não deixar o condicionador no cabelo depois da lavagem, considerando que ele foi formulado para ser enxaguado totalmente a cada uso. Isso porque usá-lo como creme de pentear pode causar coceiras e até mesmo, a acne, quando em contato com a pele. Ao usar o condicionador, retire todo o produto na lavagem e, apenas após esse processo, aplique o creme de pentear específico para o seu tipo de cabelo”.

5. Deixar agir por mais tempo que o necessário

“Respeite sempre o tempo de ação indicado na embalagem pelo fabricante. Deixar o condicionador por mais minutos do que o indicado pode gerar quebra nos fios, já que eles tendem a sobrecarregar os fios. Também tenha cuidado para não exagerar na quantidade do produto e nunca deixe de retirar o condicionador no banho por completo, pois se não os fios ficaram pesados”.

Leia mais: Lavar os cabelos todos os dias é prejudicial para a saúde dos fios?

Fonte: Viviane Coutinho, tricologista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.