Búlgaro ou afundo: quais as diferenças e qual é o melhor?

Alimentação Bem-estar
15 de Fevereiro, 2024
Búlgaro ou afundo: quais as diferenças e qual é o melhor?

Se você ama o dia de treino de inferiores, provavelmente já fez um destes exercícios: búlgaro ou afundo. Os dois movimentos são muito parecidos e recrutam as mesmas regiões, mas as suas pequenas diferenças existem. Contudo, será que um é melhor do que o outro? A seguir, saiba tudo sobre o assunto:

O que são os exercícios?

Afundo

O afundo é mais simples de executar do que o búlgaro. De acordo com a profissional de Educação Física e nutricionista Aline Becker, ele é um exercício de fortalecimento das pernas no qual você dá um passo à frente com um dos pés e abaixa o corpo até o joelho da perna detrás quase tocar o chão.

“Ele é conhecido por seu impacto positivo nos quadríceps, isquiotibiais [músculos detrás da coxa] e glúteos. Além disso, o afundo é uma excelente opção para melhorar o equilíbrio e a estabilidade, para quem busca definir a parte inferior do corpo e também para praticantes de esportes como corrida, futebol e basquete, pois fortalece a região, ajuda a prevenir lesões e melhorar a performance”, explica a profissional.

Búlgaro

Já o búlgaro é uma espécie de variação do afundo que requer um banco ou uma plataforma elevada. O movimento é o mesmo (com um pé na frente, você abaixa o corpo), mas com a diferença que o pé detrás fica apoiado no banco. “Isso cria uma amplitude de movimento maior e coloca mais ênfase nos músculos da parte detrás das pernas, como os isquiotibiais.”

Leia também: Cadeira flexora e cadeira extensora: diferenças e como fazer

Principais semelhanças

Aline Becker diz que os dois movimentos são excelentes para desenvolver as pernas, e podem ser incorporados no treino de acordo com as metas de cada pessoa.

Ambos são unilaterais, ou seja, trabalham uma perna de cada vez. E tendem a acionar as mesmas regiões: glúteos, posterior de coxa e quadríceps. “Por isso, sempre indico que você faça o que for mais confortável para você. Ambos desafiam a musculatura das pernas, mas as nuances estão nos detalhes”, complementa.

Leia também: Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Búlgaro ou afundo: principais diferenças

Apesar de bastante parecidos, o búlgaro e o afundo têm pequenas diferenças. A principal delas, segundo a personal, é que o afundo envolve mais a perna detrás. Já o búlgaro permite uma maior amplitude de movimento (já que a perna detrás fica elevada), além de exigir mais equilíbrio por ser mais desafiador.

Essas características fazem com que o afundo seja mais focado no quadríceps, enquanto o búlgaro dá uma ênfase adicional nos isquiotibiais.

Leia também: Como fazer barra fixa? Dicas para iniciantes

Búlgaro ou afundo: existe um melhor do que o outro?

A especialista responde que não. Os dois trazem benefícios, mas antes de tudo, o praticante deve entender o que ele está buscando.

“A escolha entre o afundo e o agachamento búlgaro dependerá dos seus objetivos pessoais e do nível de experiência”, ela diz. “Se você deseja focar nos quadríceps e procura um exercício mais acessível, o afundo é a escolha certa. Por outro lado, se você busca maior flexibilidade e um desafio adicional para os isquiotibiais, o agachamento búlgaro é a opção recomendada”, finaliza. Na dúvida, consulte o seu personal!

Fonte: Aline Becker, formada em Educação Física (CREF 055512-G/RJ) e Nutrição (CRN 23101433/P).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.