Cadeira flexora e cadeira extensora: diferenças e como fazer

Bem-estar Movimento
15 de Fevereiro, 2024
Cadeira flexora e cadeira extensora: diferenças e como fazer

Quem pratica exercícios de força, como a musculação, encontrará provavelmente a cadeira flexora ou extensora no dia de treino de inferiores. Ambos são realizados em uma cadeira. O que muda, no entanto, é o movimento feito pela perna e, consequentemente, o músculo trabalhado. Por isso, veja agora a diferença entre as duas cadeiras e para que elas servem.

Leia mais: Treino de pernas: benefícios, exercícios e como fazer 

Cadeira flexora e cadeira extensora: qual a diferença?

Cadeira flexora e cadeira extensora

A cadeira extensora e a cadeira flexora são dois equipamentos de musculação com funções opostas, isto é, que trabalham diferentes grupos musculares das pernas. Veja:

  • Cadeira extensora: Fortalece os músculos extensores das pernas, especialmente os quadríceps. Durante o exercício, você senta na cadeira e estende as pernas contra a resistência do peso selecionado.
  • Cadeira flexora: Já a cadeira flexora trabalha os músculos flexores das pernas, especialmente os isquiotibiais (músculos da parte de trás da coxa). No exercício, você se senta na cadeira e flexiona as pernas contra a resistência.

Ambos os equipamentos são úteis para um treino completo das pernas, visando desenvolver diferentes grupos musculares e garantir um equilíbrio muscular adequado.

Leia também: Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Como fazer a cadeira extensora?

  • Primeiramente, ajuste o seu corpo na máquina, sempre lembrando que o eixo de rotação de joelho tem que estar fora da superfície de apoio além do apoio da lombar no apoio posterior.
  • Então, utilize o apoio para as mãos para que a pelve não se eleve.
  • Por fim, coloque a resistência entre o dorso do pé e o tornozelo e realize o movimento.

Benefícios

Além do ganho de força e massa muscular (hipertrofia), a cadeira extensora é uma ótima opção para o fortalecimento dos músculos, especialmente do quadríceps. O fortalecimento é fundamental não só para treinos mais pesados, mas também para melhorar a performance em outras atividades físicas, como corrida e ciclismo. Também é uma ótima forma de prevenir lesões, já que músculos mais fortes protegem as articulações, como os joelhos.

Outro ponto positivo é o ganho de resistência muscular, um dos fatores principais para quem busca melhorar a performance nos treinos. Ao usar a cadeira extensora regularmente, você aumenta a capacidade dos músculos das pernas de suportar longos períodos de esforço, resultando em treinos mais eficientes e maior resistência física em atividades do dia a dia.

Como fazer a cadeira flexora?

Cadeira flexora e cadeira extensora

  • Antes de mais nada, ajuste a máquina de acordo com sua altura e preferência. Então, sente-se na cadeira com as costas retas e os pés firmemente apoiados no chão ou no suporte para os pés.
  • Certifique-se de que as almofadas da máquina estejam posicionadas confortavelmente na parte de trás de suas pernas, logo acima dos tornozelos.
  • Segure os pegadores laterais da máquina para estabilidade. Então, lentamente, flexione os joelhos, trazendo os calcanhares em direção aos glúteos. Concentre-se em contrair os músculos isquiotibiais (parte de trás das coxas) durante todo o movimento. Por fim, evite arquear as costas ou usar impulso para levantar o peso.

Benefícios

A cadeira flexora é um exercício eficaz para fortalecer os músculos isquiotibiais (parte posterior da coxa), que são importantes para a estabilidade da articulação do joelho, para o desempenho atlético e para prevenir lesões.

No entanto, é importante realizar a cadeira flexora com técnica adequada e evitar sobrecargas excessivas, especialmente se você tiver histórico de lesões nos joelhos ou na região lombar. Sempre consulte um profissional de educação física para orientação personalizada antes de iniciar um novo programa de exercícios.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo