Benefícios (além do chá) da camomila

Saúde
06 de Setembro, 2021
Benefícios (além do chá) da camomila

Você já tomou chá de camomila? A bebida, além de deliciosa, é uma poderosa aliada no alívio do estresse e no controle de cólicas. Mas os benefícios da camomila, denominada cientificamente como Matricaria chamomilla e/ou Matricaria recutita (nome vem de Matrix e significa útero) vão muito além.

Benefícios da camomila

A farmacêutica Leandra Sá de Lima explica que apesar de ser comumente utilizada em forma de chá, a planta também pode ser usada como extrato, óleo e óleo essencial, promovendo diversos benefícios. “Além do alívio de cólicas intestinais de bebês e uterinas nas mulheres, a camomila ajuda no controle da diarreia infantil. Ademais, tem ação calmante, trata feridas na boca e enxaqueca — e pode ser usada em compressas para a pele com ação calmante e anti-inflamatória”, destaca.

De acordo com a especialista, a camomila é ótima para a prevenção de rachaduras de peles sensíveis e secas, para a cicatrização da pele, para o alívio da inflamação nas gengivas e na cavidade oral. “Ela também ajuda no clareamento dos cabelos e no tratamento da acne e de queimaduras de sol”, pontua.

Leia também: Para que serve o chá de camomila: Benefícios

Benefícios da camomila na manipulação

Umas das principais ações da camomila é o seu poder anti-inflamatório. Portanto, em loções e cremes corporais, pode favorecer o controle de alergias e irritações na pele. Já em sabonetes, por outro lado, traz uma ação suavizante e cicatrizante que é muito útil para quadros de acne.

“Um produto extraído da camomila muito utilizado é o azuleno, que mesmo em pequenas concentrações, tem alta capacidade de acalmar a pele irritada, reduzindo o prurido e a sensação de calor“, afirma Leandra Sá de Lima. Ela complementa que, em máscaras faciais, os derivados de camomila ajudam a cicatrizar e acalmar a pele. “Muito útil também nas loções e géis pós-sol e pós-depilação. Isso porque, quando associada a produtos refrescantes, traz alívio”, pondera.

Leia também: Chá de camomila ajuda a dormir melhor? Descubra

Aspectos agronômicos

A camomila é uma planta extremamente sensível a períodos de seca. Natural do sul do Brasil, cresce no período de frio intenso. Segundo Leandra a colheita pode ser efetuada três meses após a semeadura.

Fonte: Leandra Sá de Lima, farmacêutica consultora da Farmacotécnica.

Que tal incluir os benefícios do chá de camomila no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Bom Humor, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora dos estados de irritação e estresse. Sua composição contém camomila, canela, melissa, erva-doce, gengibre, capim cidreira e rosa silvestre. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças