Óleo essencial de rosas pode ajudar a melhorar a memória

Bem-estar Equilíbrio
04 de Fevereiro, 2020
Óleo essencial de rosas pode ajudar a melhorar a memória

O aroma dos óleos essenciais pode melhorar o sono e aumentar o foco. Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções.

Assim, a aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. O resultado pode ser visto – e sentido – de diversas formas. Alívio de dores, aumento de concentração, ânimo e autoestima e até emagrecimento estão entre as áreas beneficiadas. Além disso, especificamente o óleo essencial de rosas pode ajudar a melhorar a memória. Há uma lista quase interminável de usos terapêuticos e estéticos, e a ciência continua a descobrir mais sobre eles a cada ano.

Inclusive, um estudo recente publicado na revista científica Scientific Reports descobriu que o incenso com esse aroma em específico pode beneficiar o aprendizado da memória. 

O que diz o estudo?

A análise foi feita com mais de 50 estudantes do sul da Alemanha que estavam aprendendo inglês como língua estrangeira. Os participantes experimentaram um óleo essencial de rosas em suas mesas durante as aulas de vocabulário e novamente à beira da cama durante noite. 

Leia também: Óleo de Ylang-Ylang: O que é e como usar

Logo após, os alunos usaram o aromatizador durante um teste de vocabulário em inglês. Assim, aqueles que foram expostos produto com perfume de rosas durante as fases de aprendizado e sono tiveram uma taxa de sucesso 30% maior em comparação aos que não usaram.

Embora alguns estudos anteriores vinculassem fragrâncias ao aprendizado da memória, a conexão só era visível durante uma fase sensível do sono. No entanto, as descobertas provaram o cheiro de rosa pode beneficiar a retenção de memória durante todas as fases do adormecimento.

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!