Óleo de Ylang-Ylang: O que é e como usar

Bem-estar Equilíbrio
17 de Dezembro, 2019
Óleo de Ylang-Ylang: O que é e como usar

O óleo de ylang-ylang é um tipo de óleo essencial muito usado na aromaterapia. Além de oferecer uma variedade de benefícios à saúde, possui um aroma adocicado, floral e com um toque exótico.

A árvore de Ylang-Ylang, originária da Indonésia e também encontrada nas Filipinas e em Madagascar, possui flores amarelas muito perfumadas. Desse modo, delas é extraído, pelo processo de destilação à vapor, o óleo. Ele possui grande eficácia em casos de ansiedade, raiva, insônia e depressão.

Eventualmente, tornou-se um dos óleos mais usados nos tratamentos aromaterápicos.

Na aromaterapia, acredita-se que a inalação do aroma do óleo transmite mensagens para uma região do cérebro que é envolvida com as emoções. Dessa forma, os proponentes dessa terapia sugerem que os óleos essenciais podem afetar fatores biológicos, incluindo frequência cardíaca, níveis de estresse, pressão arterial, respiração e função imunológica.

O óleo de ylang-ylang é normalmente usado para os seguintes problemas:

  • Ansiedade
  • Tosse
  • Depressão
  • Febre
  • Dores de cabeça
  • Insônia
  • Tensão muscular
  • Infecções sinusal

Leia mais em: Óleos essenciais para combater dores de cabeça

Benefícios do óleo de ylang-ylang

Embora as pesquisas sobre os efeitos na saúde do uso do óleo de ylang-ylang seja limitada, existem evidências de que ele pode oferecer alguns benefícios.

Estresse

De acordo com um estudo publicado no periódico americano Phytotherapy Research, a absorção do óleo pela pele pode ajudar a diminuir os níveis de estresse, ajudando a promover o relaxamento e diminuir a pressão sanguínea. Além disso, também melhora o humor.

Pressão alta

Segundo um estudo publicado no Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, o óleo de ylang-ylang pode trazer também benefícios para pessoas com pressão alta. Diante disso, os pesquisadores sugerem que os óleos essenciais podem oferecer efeitos relaxantes que podem ser úteis no controle da pressão arterial.

No entanto, é importante notar que não se sabe se o óleo de ylang-ylang por si só pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Combate infecções

O óleo contém propriedades que desinfetam as feridas, proíbem o crescimento microbiano e protegem contra infecções bacterianas, virais e fúngicas. Isso torna o processo de cura mais acelerado.

Saúde dos cabelos

O óleo de ylang-ylang ficou amplamente conhecido por ajudar a prevenir a queda capilar, tratar o ressecamento do couro cabeludo e fortalecer os fios.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado