Yoga pode ajudar a aliviar o estresse no trabalho

Bem-estar Equilíbrio
06 de Agosto, 2021
Yoga pode ajudar a aliviar o estresse no trabalho

Participar de videoconferências, responder a todos os e-mails, bater a meta… Pois é, manter todas as tarefas em dia pode ser bem cansativo. Mas a boa notícia é que, com o yoga, você pode aliviar o estresse gerado pelo trabalho!

O yoga é uma prática milenar que traz inúmeros benefícios para a saúde mental e física. Assim, a técnica consiste em diversas posturas que ajudam a melhorar coordenação, flexibilidade, força e respiração, por exemplo.

Além disso, um estudo publicado no Journal of Occupational Health mostrou que a prática pode ajudar a reduzir o estresse gerado pelo trabalho.

Leia também: Yoga para quem tem diabetes: Conheça os benefícios

Como o yoga reduz o estresse no trabalho

Para chegar à conclusão, pesquisadores de Nevada e Flórida revisaram 15 pesquisas que analisaram o uso de métodos de relaxamento físico para o estresse relacionado ao trabalho. 

As técnicas investigadas nos estudos incluíam yoga, práticas semelhantes como o tai chi e qigong, massagem terapêutica, relaxamento muscular progressivo e exercícios de alongamento.

Dessa maneira, os testes contaram com a participação de 688 profissionais da saúde. Entre eles, profissionais de saúde mental, enfermeiras e funcionários de um hospital. 

Leia também: Yin Yoga: O que é, como funciona e benefícios

Os resultados mostraram que os participantes que experimentaram qualquer tipo de técnica de relaxamento físico tiveram benefícios. Isto é,  uma redução significativa no estresse provocado pelo trabalho.

Além disso, apesar de todas as técnicas apresentarem resultados positivos na redução do estresse relacionado ao trabalho, o yoga parece ser ainda mais benéfico.

“Esse estudo reforça as descobertas anteriores de que a yoga é uma prática de gerenciamento de estresse altamente eficaz para melhorar a tolerância e a resiliência ao estresse”, disse Sat Bir Singh Khalsa, professor assistente de medicina na Harvard Medical School e principal autor do estudo.

No entanto, é necessário aprofundar ainda mais as pesquisas sobre o tema.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Tipos de chocolate
Alimentação Bem-estar

Tipos de chocolate: diferenças e opção mais saudável

Branco, ao leite, amargo ou meio amargo? Veja as diferenças e como escolher a melhor opção

criança pode comer chocolate
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Criança pode comer chocolate? Entenda a idade mínima recomendada

Adorado pelos pequenos, o doce é um tanto quanto controverso quando falamos em alimentação saudável

framboesas e chocolate
Alimentação Bem-estar Receitas

Ovo fit de framboesa e chocolate para a Páscoa!

Aproveitando que Páscoa está logo aí, confira uma versão de ovo fit com framboesa e chocolate para não sair tanto assim da dieta!