Bebidas estimulantes (além do café): veja opções naturais

Alimentação Bem-estar
21 de Julho, 2023
Bebidas estimulantes (além do café): veja opções naturais

Tem dias que a gente só desperta com uma boa xícara de café, não é mesmo? Mas e quem já enjoou do líquido escuro, o que fazer? A saída é apostar em outras bebidas estimulantes, opções que também carregam cafeína, mas são naturais – ou seja, livres dos corantes, conservantes e outros aditivos químicos presentes nos energéticos comprados em supermercados. Saiba mais:

O que as bebidas estimulantes têm em comum?

Todas as opções que mostraremos a seguir são naturais e contêm cafeína: uma substância que estimula o sistema nervoso central e é responsável por efeitos como redução da fadiga, aumento do foco e da concentração, melhora da performance esportiva, entre outros.

É claro que tudo em excesso faz mal, e o mesmo vale para a cafeína. Quando consumimos uma quantidade muito elevada do composto em um curto período de tempo, podemos sofrer com taquicardia, insônia, arritmia, ansiedade, dor de estômago e estado constante de alerta.

É por isso que muitos órgãos de saúde indicam não ultrapassar 400mg de cafeína por dia (isso se você não tiver nenhum problema de saúde, é claro) – o equivalente a quatro ou cinco xícaras de café. De qualquer forma, é preciso consultar um especialista para entender qual a dose mais adequada para você.

Vale lembrar também que algumas pessoas são mais sensíveis à substância – geralmente, quem metaboliza mais lentamente a cafeína, deixando-a no organismo por mais tempo.

Leia também: Alternativas à cafeína que funcionam como estimulantes naturais

Bebidas estimulantes naturais

Se você já cansou (ou não gosta) do café, aqui vão outras opções naturais que podem melhorar a disposição:

Chás verde e preto

A planta Camellia sinensis dá origem a diferentes variedades de chá dependendo de como ela foi processada e qual parte dela foi utilizada. Assim, essas variações também apresentam concentrações de cafeína distintas:

  • Chá verde: feito com folhas frescas não fermentadas, possui o menor volume de cafeína, mas grandes quantidades de ativos antioxidantes;
  • Chá branco: minimamente processado;
  • Chá oolong: é semi-fermentado, o que resulta em características intermediárias entre o chá verde e o chá preto;
  • Chá vermelho: sofre um processo controlado de fermentação;
  • Chá preto: é o que possui mais cafeína e sabor mais marcante por passar por um processo de fermentação completo.

Vale lembrar que as folhas desses chás contêm cerca de um terço do teor de cafeína presente na planta do café. Além disso, folhas mais novas resultam em bebidas mais estimulantes.

Chá mate

Já este chá deriva da infusão de folhas da espécie Ilex paraguaiensis, e serve também como base para o preparo do chimarrão e do tererê. Além da cafeína, a bebida leva outro composto estimulante, a teobromina (mas em menor volume).

Guaraná

Ele geralmente é encontrado em forma de pó, que pode ser misturado em água ou usado no preparo de sucos e vitaminas. O guaranazeiro apresenta um dos maiores teores de cafeína entre as plantas, principalmente nas suas sementes (cerca de quatro vezes mais do que o pó de café). Por isso, é muito importante consultar um médico antes de começar a usá-lo.

O suco de beterraba com guaraná em pó, por exemplo, é uma ótima opção para o pré-treino. Afinal, enquanto o guaraná garante energia, a beterraba contribui para evitar a fadiga dos músculos e otimizar a recuperação pós-exercício. Veja como preparar:

  • 1 col (sopa) de beterraba crua ralada;
  • 1 col (sopa) de cenoura crua ralada;
  • 1/2 copo de suco de laranja;
  • 1 col (café) pequena de guaraná em pó;
  • Cubos de gelo.

Basta bater tudo no liquidificador e beber em seguida!

Bônus: chocolate amargo

Sim, sabemos que o chocolate é um alimento, mas nada te impede de fazer uma bebida deliciosa a partir dele! Afinal, ele também é estimulante por carregar cafeína e teobromina.

Para você ter uma ideia, o suco de cacau contém de 3 a 50 miligramas de cafeína; já uma porção de 100g de chocolate ao leite leva de 3 a 30 miligramas; e uma barra de 100g de chocolate amargo pode ter cerca de 15 a 70 miligramas de cafeína, dependendo da pureza.

Referência: Bebidas Estimulantes Naturais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado