Beber chá preto ou café ajuda a reduzir risco de morte, dizem estudos

Alimentação Bem-estar Saúde
01 de Setembro, 2022
Beber chá preto ou café ajuda a reduzir risco de morte, dizem estudos

Você tem o costume de beber chá preto ou café todos os dias? Pois saiba que dois estudos associaram as práticas a um risco reduzido de morte. Os achados foram publicados no periódico Annals of Internal Medicine recentemente.

Beber chá preto ou café e risco de morte

Para as duas pesquisas, os cientistas usaram dados coletados no UK Biobank, um grande banco com informações de saúde da população do Reino Unido.

Na primeira delas, eles selecionaram mais de 170 mil indivíduos com idades entre 35 e 73 anos, com um período médio de acompanhamento de sete anos. E perceberam que aqueles que beberam de 1,5 a 3,5 xícaras de café por dia (seja com cafeína ou descafeinado), adoçadas com uma colher de chá de açúcar, tiveram uma probabilidade até 30% menor de morrer do que aquelas que não ingeriram o líquido.

Já para avaliar o chá preto, os pesquisadores incluíram cerca de 500 mil pessoas entre 40 e 69 anos de idade (e um período de quatro anos de acompanhamento). 89% delas disseram tomar duas ou mais xícaras da bebida regularmente. Assim, elas tiveram um risco de mortalidade de 9% a 13% menor do que aquelas que afirmaram não ter o mesmo costume.

Apesar dos achados surpreendentes, os autores dos dois artigos ressaltaram que os estudos foram observacionais. Ou seja, em nenhum deles é possível provar que as bebidas diminuem diretamente o risco de alguém morrer. Mas as descobertas abrem caminho para novos estudos com os líquidos.

Além disso, é sempre importante ressaltar: não aumente a sua ingestão diária de café ou chá preto sem antes consultar o seu médico. Ambos os líquidos concentram cafeína, substância que pode trazer efeitos desagradáveis para algumas pessoas se consumida em excesso.

Leia também: Pressão alta em crianças tem relação com má alimentação e sedentarismo

Qual bebida é melhor?

Enquanto os dois oferecem benefícios semelhantes à saúde, eles têm algumas diferenças – o que pode tornar a escolha ainda mais complicada.

Embora a quantidade de cafeína, por exemplo, possa variar dependendo do tempo de preparo, do tamanho da porção ou do método de preparação, o café pode conter facilmente o dobro de cafeína quando comparado a uma porção igual de chá.

A quantidade de cafeína considerada segura para consumo humano é de 400mg por dia. Uma xícara de 240ml de café moído contém uma média de 95mg da substância, por outro lado, a mesma quantidade de chá preto carrega 47mg do composto.

Mesmo com composições antioxidantes diferentes, o café e o chá são excelentes fontes desses importantes compostos, que ajudam a proteger o organismo contra várias condições, incluindo doenças cardíacas e algumas formas de câncer.

Ou seja, a melhor opção talvez seja aquela que você mais gosta! Só não vale exagerar nas doses e consultar um especialista antes de adicionar as bebidas ao cardápio!

Referências:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.