Homens têm mais risco de desenvolver câncer: Instituição aponta razão

Saúde
30 de Agosto, 2022
Homens têm mais risco de desenvolver câncer: Instituição aponta razão

A maioria dos tipos de câncer é mais comum entre homens. Este fato já era conhecido pela ciência, mas as razões ainda não estavam bem definidas. Em geral, esses casos costumam ser associados ao estilo de vida, ao tabagismo e ao alcoolismo. Mas, um novo estudo publicado no jornal Cancer, da Sociedade Americana de Câncer, esclarece essas questões. Além disso, ele sugere que o fato de que os homens têm mais risco de desenvolver câncer pode estar relacionado a questões biológicas de gênero. Por exemplo, diferenças imunológicas, fisiológicas e genéticas e não apenas comportamentais. 

Os pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, que integra o Instituto Nacional de Saúde (NIH, sigla em inglês), avaliaram as diferenças em relação ao risco para a doença em 21 diferentes órgãos. Eles excluiram, claro, os tipos de câncer que são exclusivos do sexo feminino ou masculino.

Avaliaram dados de:

  • 171.274 homens  
  • 122.826 mulheres 
  • As idades médias eram de 50 e 71 anos, respectivamente 
  • O período: acompanharam pacientes entre 1995 e 2011  
  • Detectaram: 18 mil casos de câncer entre pessoas do sexo masculino; 9 mil entre o grupo do sexo feminino. 

Os pesquisadores fizeram os ajustes de comportamento e exposição aos fatores de risco e constataram que apenas os cânceres de tireoide e de vesícula biliar foram mais incidentes nas mulheres – todos os outros acometerem mais os homens e com variações importantes: o risco para a população masculina para o câncer de esôfago, por exemplo, é 10,8 vezes maior do que nas mulheres; seguido do câncer de laringe (3,5 vezes maior); gástrico de cárdia (3,5 vezes) e, por fim, de bexiga (3,3 vezes). 

Leia mais: Causas do câncer: estudo mostra principais responsáveis por doença

Homens têm mais risco de desenvolver câncer: Entenda

De acordo com os pesquisadores, os resultados demonstram que a diferença na incidência de câncer não se explica apenas pelas questões comportamentais. Além disso, compreender as razões das diferenças de gênero no risco de desenvolvimento a doença pode ajudar a fornecer informações importantes para ações de prevenção e tratamento.  

“Sempre acreditamos que a incidência dos cânceres era maior em homens pelos seus hábitos de tabagismo, de alcoolismo, pelo sedentarismo. Mas esse estudo é muito amplo e mostra que, na verdade, essas questões contam menos do que a gente imaginava”, disse a oncologista Ludmila Koch, do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Ainda de acordo com Koch, o fato de os pesquisadores apontarem possíveis diferenças no sistema imune da mulher e do homem, além de genética e epigenética, abre um novo olhar para o entendimento da doença. 

“O que mais chama a atenção nos resultados é a mudança de paradigma. Além dos hábitos de vida e da exposição aos cancerígenos, temos uma nova lista que devemos passar a considerar quando vamos avaliar os pacientes. Se a gente souber o motivo de os cânceres serem mais incidentes em homens, isso impulsiona a prevenção primária para uma vida mais saudável”, finalizou a oncologista. 

Fonte: Agência Einstein 

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite