Causas do câncer: estudo mostra principais responsáveis por doença

Saúde
19 de Agosto, 2022
Causas do câncer: estudo mostra principais responsáveis por doença

O câncer é uma das doenças que mais preocupam o sistema de saúde no mundo. De acordo com o INCA, a enfermidade está entre as quatro causas de morte antes do 70 anos de idade em todo o planeta. Por essa razão, sempre surgem novos estudos sobre o tema para conscientizar e trazer luz a novas possibilidades de prevenção e tratamento. Uma revisão recente do estudo Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors publicada no The Lancet elencou as principais causas do câncer — a maioria dos fatores de risco são evitáveis. A seguir, confira as descobertas do estudo.

Veja também: Redução de gordura corporal diminui risco de câncer de mama

Tabagismo e alcoolismo lideram como causas do câncer

Entre os diversos fatores — ao todo, a pesquisa reuniu 34 deles — o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são os protagonistas das causas do câncer em 2019, que matou 4,5 milhões de mortes no mesmo ano. Na sequência, a revisão mostrou que o uso de drogas, alimentação pobre em nutrientes e falta de proteção nas relações sexuais também colaboram para o desenvolvimento da doença. Vale dizer que o estudo enumerou 34 fatores de risco que não estão apenas relacionados apenas ao estilo de vida. Além disso, a enfermidade pode se manifestar devido a alterações metabólicas, ambientais e até profissionais. Portanto, o câncer é uma soma de situações, evitáveis e não evitáveis.

Provavelmente você já ouviu falar que nossas escolhas refletem muito na qualidade de nossa saúde. Portanto, esse tipo de pesquisa reforça a necessidade de que podemos reduzir as chances desse tipo de problema se houver uma melhoria nos hábitos do dia a dia.

Homens são as principais vítimas

Segundo a revisão, quase 3 milhões de homens foram vítimas do câncer em 2019, contra 1,5 milhão de mulheres. O motivo, além dos fatores de risco citados, é a falta de informação e acesso a serviços de saúde para tratar o câncer. Isso acontece por conta da pobreza, que impacta na qualidade de vida de uma população.

Como resultado, muitas vezes o indivíduo descobre a enfermidade em um estágio avançado, com baixa expectativa de sucesso de tratamento. Além disso, a questão social afeta outras esferas, como o autocuidado. Sobretudo nas relações sexuais sem proteção, que aumentam a probabilidade de contrair ISTs e se tornam complicações para o câncer e outros problemas de saúde.

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros